Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

segunda-feira, dezembro 29, 2003

Tradição, né? Comunidade, né? Ahan...

Bom, sabadão caíamos no samba da Mangueira. Nao é minha escola favorita, é sabido q tenho má vontade com a histórica agremiação por conta do oba-oba feito em cima dela q, ao meu ver, nao condiz com a realidade.

Chato q sou, já reclamava q eu era o mais escuro na quadra. Td bem, apareceu o Jacomo q é bem mais preto, preto de fato. Mas só tinha gente branquinha e de olhos claros. Obviamente o samba é para todos e de todos, mas é estranho chegar na quadra de uma escola q enche o peito pra falar q é comunidade, q é tradição e vc nao vê a comunidade. Sabe onde estava a galera local? Do outro lado da rua, em frente a quadra, embaixo do viaduto nas barraquinhas q ali ficam.

Mais chato ainda, comentava q a maioria nao sabia sambar. Bom, isso já foi preconceito gratuito mesmo. Conheço gente q desfila há tempos e nao consegue acertar os passsos. Na realidade o q me incomoda é o discurso, nao escola, q tem meu respeito, meu inteiro respeito.

O ensaio da Mangueira é muito mais num clima de boate, o q na minha humilde e preconceituosa concepção (todo mundo têm seus preconceitos, só q ficam de caô dizendo q nao. Eu tenho e assumo.) isso nao tem nada a ver com a tao propalada tradição.

Chato é ver quem nao conhece samba, nao conhece as escolas de samba ouvir esse discurso caô e repetir: "a Mangueira é a raiz". Né não, mané. A Mangueira é, possivelmente, uma das escolas mais pop q temos no Rio, mas imbuída do discurso q encontra eco na classe média e na mídia (formada pela classe média) continua convencendo os bobos da sua tal 'tradição'. Haha. Valeu então.

Ano passado já escrevi sobre o q acho sobre a predileção pela verde e rosa, sobre o advento do Cartola e sobre sua proximidade da Zona Sul. Nao vou escrever sobre isso hoje.

Bom, já reclamei o suficiente. Diante desse quadro só reforço minha convição na minha escola, q é verdadeiramente de comunidade. É tb de oba-oba, mas nao fica se escondendo atrás de falsos discursos caozeiros.