Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

segunda-feira, outubro 27, 2003

P q Bangu é quente?

O site Portal Bangu, de onde tirei a imagens, ainda tem a explicação pq Bangu é quente e frio. Pq é um vale. Acho q com o gráfico fica mais fácil entender.



"O Maciço da Pedra Branca compõe juntamente com as baixadas o Maciço do Mendanha Gericinó, um quadro de relevo que favorece uma dinâmica de circulação de ar bastante característica, conferindo a Zona Oeste uma condição microclimática. Localizada no vale entre os dois maciços, a região de Bangu e bairros adjacentes caracterizam-se pelas áreas mais quentes do Município, não apenas por registrar as maiores temperaturas no verão, freqüentemente em torno dos 40 graus, mas também por serem elevadas às temperaturas mínimas diárias, cuja diferença esta em todo de 11 graus.
A brisa marinha e as massas polares que penetram pela garganta entre os dois maciços convergem para o vale (região de Bangu e bairros adjacentes), formando uma massa de ar quente com baixa mobilidade. Esse fenômeno caracteriza da região como uma "ilha de calor". "