Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quarta-feira, outubro 29, 2003

Cidade dos Homens

Blogue, o programa é o q existe de melhor na televisão hoje me dia. Nao tenho dúvida. E o episódio de ontem foi justamente o melhor q vi ate´hoje. O dia em q mostrou a molecada descendo do morro pra praia.

Os caras pontuaram vários preconceitos q existem no cotidiano e ninguém tem peito de apontar.

+ A menina dizendo q nao era racista, mas nao entendia pq os favelados iam na praia em frente ao prédio dela.

+ Outra menina dizendo q nao é racista pq 'até era madrinha da filha da empregada'.

+ A menina do morro mostrando ter preconceito com os demais tb da comunidade.

+ Os arrastões que são inventados por puro preconceito quando um grupo de jovens negros caminham juntos pela praia ou mesmo a briga entre favelados e galera da classe média, q tb vai ser tratado pela mesma classe média como arrastão. E a justificativa deles? Fazer uma 'faxina social'.

+ O preconceito com os nordestinos: "ele é paraíba mas é rico".

+ A menina 'desprovida de preconceito' dizendo q seu pai ia adorar q ela estivesse com um menino do morro por ser antropólogo.

Tudo muito leve, muito discreto. Mas pondo o dedinho nas feridas da hipocrisia. Todo mundo tem algum preconceito, por mais q negue. Isso serve pra mim tb. Mas é ótimo assistir um tratamento como esse dado a fatos q a maioria vive se negando a admitir. O pior é q ainda vou ser chamado de radical como os mais preconceituosos acabam fazendo. Na boa, caguei pra eles.