Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quarta-feira, setembro 24, 2003



Tuninha me mandou um link pra uma página onde estão informações sober um vinilzão q a bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel gravou nos idos de 74, ainda com o lendário Mestre André.

Um dia, quem sabe, encontro esse LP pra eu ter tb. Tem tb o texto da contra-capa do disco. É bem datado, mas é interessante. A Mocidade só seria campeão pela primeira vez cinco anos após isso, na época, era a escola q se garantia apenas na sua brilhante bateria.

Essa é a contra capa:


E esse é o texto dela:
Em 1952 um grupo de rapazes resolveu criar um time de futebol ao qual foi dado o nome de Independente Futebol Clube, e para alegria levavam alguns intrumentos de percussão. Como o time sempre ganhava, na volta a alegria era tal que mais parecia um bloco de carnaval, chamando a atenção de todos a maneira harmoniosa com que a bateria apresentava o ritmo de samba.

Bem vai pra lá, vem pra cá, a moçada resolveu transformar o time de futebol em bloco carnavalesco. Lá pelo idos de 1955, apresentado-se em um desfile pelas ruas do bairro de Padre Miguel por ocasião do caranval daquele ano, promovido pelo falecido político Waldemar Vianna de Carvalho.
Como um outro bloco, Unidos de Padre Miguel, também se apresentou para o desfile, o Sr. Waldemar Vianna de Carvalho, impossibilitado de dar o 1º para os dois blocos: Unidos de Padre Miguel e Independente, encontrou uma solução inteligente. Deu o primeiro lugar para o Independente considerando-o como Escola de Samba e o 1º lugar para o Unidos de Padre Miguel como bloco. Foi assim que o time de futebol passou a ser Escola de Samba.

Bem, após receber os ares de Escola de Samba, apresentou seu 1º enredo em 1956 com CASTRO ALVES. Em 1957 a então Confederação Brasileira das Escolas de Samba, colocando-se em 5º lugar no desfile do 2º Grupo na Praça XI. Entretanto em 1958, sagrou-se campeã na Praça XI, quando só existiam 2 grupos oficiais. Daí em diante, ou seja, no ano de 1959, passou para o 1º Grupo, figurando entre as tradicionais Escolas de Samba do antigo Destrito Federal e atual Estado da Guanabara.

ALGUNS DADOS:

1- O patrimônio da Escola foi comprado na administração do Sr. José Pereira da Silva, o conhecido Mestre André
2- A melhor classificação da Escola foi em 1970 - 4º lugar com o enredo "Meu Pé de Laranja Lima".
3- O 1º presidente da Escola foi o Sr. Silvio Trindade, já falecido.
4- A Bateria da escola figurou o filme "Orfeu do Carnaval" e a Telenovela "O Espigão".
5- Foi a única Bateria de Escola de Samba que conseguiu associar-se com a Orquestra Sinfônica do 1º Exército, para uma apresentação pública.
6- Foi a única Escola de Samba que recebeu do Presidente da Academia Brasileira de Letras, elogio público e Oficial.
7- Tem o título invejável, O Pandeiro de Ouro do 4º Centenário do Rio de Janeiro.
8- Conseguiu em 1974, três Estandartes de Ouro: Samba, Bateria e Comunicação
9- A Bateria da Escola que ficou consagrada como Bateria Nota 10, já internacional, notabilizou-se pelas paradinhas delirantemente aplaudidas pelo público. Convém ressaltar que o estilo da bateria e suas evoluções foram criações do consagrado Mestre André, o único que consegue de ouvido organizar diferentes sons com trezentas pessoas.
10- A Mocidade era uma Escola de Samab sem penetração nos órgãos de divulgação, não conseguindo ganhar a simpatia da classe A e B, pois sendo na Zona Oeste, os seus associados eram apenas pessoas do subúrbio. Com a atual administração de Osman Pereira Leite, o mais jovem presidente de Escola de Samba do 1º grupo, esta Escola ganhou fórum de grande Escola de Samba, dado a maneira educada, simpática e acolhedora com que o presidente recebe a todos.


E esse é o link de onde sairam as informaçoes e q me foi enviado pela Tuninha.
http://www.tamborins.com.br/arquivo.htm