Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quarta-feira, agosto 13, 2003

De volta ao cara de lata

Ontem voltei a pegar o bom e velho trem, meio de transporte que muito me levou pra universidade e de lá pra casa na época de estudante. Lembro com nostalgia daqueles personagens, das estações, das situações. Parecendo tudo meio distante ultimamente optei por rever de perto tudo aquilo. Dada a hora da saída caminhei da Candelária até a Central e fui encarar o Santa Cruz (denominação dada ao trem que circula para o Ramal Santa Cruz, no extremo oeste carioca).

Boa parte das coisas que li durante minha vida universitária foi na estação Guilherme da Silveira (onde eu pegava o trem), dentro dos vagões ou mesmo na estação Mangueira (a mesma do morro e da escola de samba), onde eu descia para caminha pra Uerj.

Ontem, já economizei uns trocadas. Em lugar de pegar o ônibus onde desembolso R$2,50 encarei o trenzão por R$1,35. Olha que vantagem! Na realidade ouvi falar que existia um trem que ia para Campo Grande, seria uma parador provido de ar-condicionado. Mas quando cheguei na Central ele já havia partido. Trem tem disso, tem hora certa. Passei da roleta já 18h40 e me foi informado que ele partira as 18h34.

Há tempos ouvia a vozinha saindo da boca de lata dizendo "composição com destino a Santa Cruz, plataforma 6, linha F". Hehe. Maneiro. E lá vai aquele mundo de gente caminhando junto para entrar nos vagões.

Camelôs
Na Central do Brasil não tem camelô, é tudo arrumadinho e limpinho, tem até um mequindonaldis, mas conforme os trens vão se afastando a coisa vai mudando de figura. Já em São Franciso Xavier (a primeira parada após a saída) eles entram cheios de vontade. Vão sacando várias e várias coisas de dentro de bolsas e mochilas. O clássico amendoim Nakayama por R$0,30 esta lá. Assim como como biscoito de 'ueifou', fora dali é waffer mesmo.

Como é inverno não tinha vendedor de picolé, cerveja, refrigerante e água. Uma pena. As vezes eles pintam uns bordões espetaculares. Lembro dum que vendia picolé, o gelo tava acabando, ele passou de um vagão para o outro e abriu o verbo "puta que pariu, esse porra é só cinco mil". Cada picolé estava sendo vendido por cinco mil não sei mais o quê, era aquela moeda antes do Real.

Outra vez tinha um malandro, sempre o mesmo, vinha com um isopor que contrariava a lei da física pq consegui circular por um vagão cheio de marmanjos. Aí, vinha ao longe a figura gritando "Cervessá! Boiando no sêlo!". É ou nao é um achado?

Tinha um que era o meu favorito. Eu levei três meses pra entender que o cara falava "Amendoim quente, quente. Quentinho e torrado". Pena que não sei imitar o jeito como ele falava, mas era algo a parte.

Tem sueca tb
Tem a galera que joga sueca, um tipo de carteado difundido na cidade. Os caras se seguram nas chupetas (alças penduradas no teto) e ficam com as cartãos nas mãos.

Tem gente que tem medo, na época da faculdade me perguntavam se eu nao tinha medo. Medo de quê? Só tinha trabalhador ali dentro, gente com cara de cansaço, com cara de que quer logo chegar em casa e desansar. Na realidade eu me sinto muito, mas muito mais seguro dentro de um trem do que de um ônibus.

Bom, a viagem de ontem no cara de lata não rendeu novas histórias, só me fez lembrar das antigas, mas eu vou voltar lá.

Em tempo, o parador é o trem que pára em todas as estações. O rápido pára apenas em estaçoes específicas, onde se pode descer para fazer baldeação.