Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quinta-feira, junho 26, 2003

Que maneh Zona Sul Legal

Coronel Bolinha, que no momento brinca de ser secretario de Segurança Publica, bolou esse tremendo embuste que eh o Zona Sul Legal. O tal programa se propoe a ser uma tipo de Tolerancia Zero, começando por Copacabana.

Tah, muito bom, mas p q começar pela Zona Sul quando a Tijuca tem indices maiores de criminalidade, visto que fica num vale cercada por morros por todos os lados?

P q nao começar pelo Centro da cidade onde gente de todas as partes da cidade ou do Grande Rio circulam diariamente convivendo com população de rua?

P q ignorar locais como Ramos e Bonsucesso que tem indices de criminalidade muito maiores que qq bairro da Zona Sul?

Serah que soh eh cidadao quem mora na Zona Sul? Alguem tem que lembra a ele que a menor parte dos cariocas e dos fluminenses habita a Zona Sul carioca, os demais ou moram na Zona Norte, na Zona Oeste ou na Regiao Metropolitana.

Bom, ele vive se gabando de ter escrito um livro sobre Segurança Pública - que nao lembro de ter visto ninguém comentar ter lido-, mas parece nao ter noçao de como lidar com o problema.

Ontem li no blogue da Tatiana sua idignação com o mesmo programa. Ela reclamava de outro ponto falho, o tal Zona Sul Legal pretende fazer um faxinão, ou seja, tirar a população de rua do bairro, levando para abrigos. Ah, tah. Maneiro, neh. Soh que eh muito fácil quem quer ficar na rua driblar isso, eh vazar pra outros bairros e esperar a onda passar. Além do que todo mundo volta pra rua e p q? Pq ateh nao rolou qq programa verdadeiramente capaz de encaminhar esse povo.

Ou eles podem levar essas pessoas pra Fazenda Modelo, lá no fim de Campo Grande, onde enfurnam essas pessoas na esperança que nao voltem mais a 'incomodar' por terem sido colocadas a uns 50 km do Centro e uns 60 da Zona Sul.

Enquanto isso, continuamos nós, fluminenses, com o péla-saco ex-governador brincando de secretário de Estado. Alguem pode avisar a ele que seu amigo, o Chiquinho da Mangueira, tem acusacoes graves de ter envolvimento com o Camando Vermelho e, mesmo assim, despacha tranquilo e feliz do seu gabinete.

O tal combate a violencia estah sendo feito no lugar errado e perseguindo as pessoas erradas.