Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

segunda-feira, abril 07, 2003

Seu Gilberto e o pão

Por falar em gente doida, lembrei do meu padrinho, seu Gilberto. O personagem é amigo de adolescência de Seu Carlos, logo não vale o chão que pisa. Se Seu Carlos é figura com 50 anos, sabe Deus o que fez quando tinha menos de 20. E foi nessa fase que conheceu meu padrinho, na época, tão moleque quanto ele. Bom, se bem que são dois moleques até hoje. Sexta-feira foi aniversário dele, não consegui ligar pra figuraça, mas meu pai tb nao conseguiu.

Vem dele a minha mania de chamar todos de mané, ele chama Seu Carlos de mané e eu de manezinho, que coisa bonita e fraterna... Nisso, aprendi que todos os são manés, sem que isso seja algo pejorativo.

Mas a melhor coisa do meu padrinho é sua célebre frase: "nada é mais gostoso do que pão com meleca". Nunca tentei confirmar se o gosto gastronômico dele, mas desconfio que até ele nunca tenha provado tão excêntrica sanduba.