Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

sábado, março 08, 2003

Por que os cariocas não costumam aproveitar boas coisas que a cidade oferece? Ontem lá fui eu com Baiano ao Corcovado, ficar lá do lado do Cristo Redentor e ver boa parte da cidade (não dá pra ver nem a Zona Norte toda e muito menos a Zona Oeste), mesmo assim é um vista linda. O Rio é lindo. Que digam o que for, que taquem fogo e larguem o dedo, mas o Rio continua lindo e me orgulho disso.

Pena que boa parte da carioca ache que isso é programa exclusivamente de turista. Né, não, mané. É show de bola chegar lá encima e ficar curtindo a cidade, vendo os bairros, o trânsito, a Lagoa, o Maracanã, o sambódromo, a Central do Brasil, o Jd Botânico, a Baía de Guanabara, Niterói, o Centro, a marmanjada praticando remo lááá embaixo, os navios no cais do Porto, a Ilha do Governador, os aerportos (Santos Dumont e Galeão) e a Floreta da Tijuca para todos os lados.

O mesmo serve pro Pão de Açúcar, que tem um vista absurda da Enseada de Botafogo, minha parte favorita da cidade.

Lembro da RMRO dizendo, toda a vez que passava por uma ponte em Recife, "Eita cidade linda da porra". Pois é, quero que ela veja a minha e espero que diga o mesmo. Não me conformo como ela pode preferir São Paulo e Brasília ao Rio. O pior é que se ela conhecesse o Rio, eu ficaria na minha, mas a mulher esculhamba minha cidade sem sequer ter posto os pés aqui.

Fica meio caro

Realmente o programa não é dos mais baratos, a passagem do bondinho do Corcovado custa 22 contos, enquanto o do Pão de Açucar fica por 24 real. Eu, na qualidade de mão de vaca, fui até a subida, onde fiquei barrado com Ervilhão, e subi caminhando 2,5 km acima. Na volta fica mais fácil.

Se subir de carro, custa 5 real por cabeça, mas subindo a pé fica por conta da casa. Eu só acho um absurdo os caras permitirem que se suba caminhando, mas nao terem construído um rascunho de calçada que fosse. Os pedestres tem que ir andando na pista por onde taxistas (esses capetas enviados pra infernizar a Terra) e motoristas credenciados pra fazer o trajeto. Caras que parecem estar batendo pega, passam varados um atrás dos outros, correndo à vera, ignorando os possíveis manés que optam por ir andando.

Pior. Existem vários carrros que fazem o carreto, mas pouquíssimos têm placa vermelha, de veículos usados para trasporte de passageiros. Disseram ao Vicente que só sobe os carros cadastrados no IBAMA, tá, mas quem disse que eles podem levar passageiros? Os carros têm placa cinza como o meu! Pq eles podem subir e descer cobrando 5 reais de todo infeliz que tope entrar no carro? Eu? Tô fora. Pra mim é tudo taxista. Pra mim tudo devia ser empalado e queimado pra só sobrar cinza. Almas sebosas.

Mesmo assim o passeio vale, mesmo com a condecendência da Prefeitura do Rio fechandos os olhos pra esses manés que ficam explorando os demais.