Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

terça-feira, novembro 12, 2002

CDD

É muito bom ver quando alguma coisa feita aqui dentro, retratando uma realidade bem nacional (nesse caso, bem carioca) consegue ganhar essa amplitude. Eu li essa matéria, da Bianca Kleinpaul, no Globo.com e fiquei feliz. Cidade de Deus é o filme mais visto do ano, mais visto que esses feitos pro circuitão. Até a publicação da matéria, no dia de hoje, já eram 2,752 milhões de espectadores. Espero que seja um marco pra essa classe média (da qual mal ou bem eu faço parte) ver que existem outros setores na sociedade que têm importância. Mesmo assim, grande parte desse público se deve a uma coisa que acho curiosa, os suburbanos (tb como eu) estão indo ao cinema ver CDD, as pessoas optam por ver esse tipo de filme por localizar uma realidade próxima delas.

Mas, voltando à classe média, vejo algo importante nela. Vejo que ela está saindo da imobilidade até por coisas como o projeto Fome Zero, que o Lula vai implantar quando assumir. Parece que agora as pessoas se sentem responsáveis pelos outros, que querem ajudar. E isso não se deve só ao filme, mas a toda uma conjuntura da qual o filme faz parte. Não sei se ainda estou na onda de confiança, mas tô acreditando num país melhor que vai depender de governantes e da participação popular.