Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Como seria o saci andando de moto?

Sábado passado fui com Irmão-Léo e Fabrício, o amuleto, à quadra da Acadêmicos de Santa Cruz. Fui lá pra ver o samba dos caras e escolher minha fantasia. Sim! Vou desfilar no sábado de carnaval pela Santa Cruz.

Saímos da verde e branco do extremo oeste carioca e rumamos a direção da quadra da Mocidade, ali na Vila Vintém. Sacomé, arrente é Mocidade, não tem erro. Gostamos das outras, mas amamos a nossa escola de samba.

E, na chegada a Padre Miguel, uma surpresa. Beirando o Apê, apelido do Conjunto (de Habitacional (formado por apartamentos) Don Hélder (acho q é esse) passa uma motocicleta. E daí? Toda hora passa uma mesmo. Mas Irmão-Léo chamou atenção. “O cara é perneta! Eu já vi, te contei e vc não acreditou!”. Pois é, ando meio são tomé mesmo.

Era um coroa montado numa Honda sem grande beleza e potência. O coroa tava lá, sobre o veículo, andando a uns 40km/h, só a perna direita dele que não tava lá. Mas o melhor era a muleta, sim o cara carregava a muleta, presa no bagageiro. Parecia um ferrão, mas era pro cara andar quando parar a moto.

Questionamentos nada importantes, mas que faziam sentido naquele contexto surgiram... E pode um motoqueiro ter uma perna só? Como é que ele faz quando pára? Será que sempre apóia do lado certo? Pq se não apoiar... é “chão, chão, chão! Chão! Chão! Chão!”

Pena que não vimos o tio descer, mas a curiosidade ficou. Motorista perneta? Tem, em Padre Miguel tem. Eu até vi. Eu juro.

E ainda fiquei curioso... como seria o saci andando de moto? Imagina só a onda. Vem o neguinho, de gorro vermelho, cachimbo na mão, tocando o maior zaralho, empinando a moto e zoando geral. Ah, muleque. Agora eu quero é ver o saci de moto.