Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

segunda-feira, julho 18, 2005

Sô carioca! Cadê o meu crachá?

Programa de domingo: acordar cedo para acompanhar uma visita guiada pelo Centro do Rio. Nada melhor pra alguém q é apaixonado pela própria cidade pra conhecer melhor os detalhes do espaço urbano q tanto dá orgulho.

O início foi no Mosteiro de São Bento com passagem pela Avenida Rio Branco, Avenida Presidente Vargas, Centro Cultural Banco do Brasil, Praça XV, Largo da Carioca, Cinelância, Esplanada de Santo Antônio e terminando em Santa Tereza. Atentando pra histórias, pra arquitetura, pras diferenças entres os prédios, pros fatos q passaram no lugares... Foram sete horas andando pelos mesmos lugares q sempre passo no cotidiano, mas com um olhar diferenciado, vendo a cidade com outros olhos, os olhos de quem está ali pra aprender mais.

O guia foi o professor João Baptista, da Geografia da Uerj, um figuraça gente boa. Ele tem outros roteiros pela cidade e, pra minha supresa, um pelos subúrbios. Nem me interessei, né. Bom, na próxima vez q ele fizer vou ver se ponho Dona Glória e Irmão-Léo na fita pq a brincadeira é maneiríssima.