Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

segunda-feira, janeiro 03, 2005

Prestando um serviço público

Passado o blá-blá-blá do reveilão, temos o mês de janeiro pela frente. E o q é melhor, além de ser verão, é preparação pro carnaval. Chegou agorinha por e-mail essa matéria publicada hoje no JB.

Hora de botar o bloco na rua (JB, 3.jan.2005)

Ensaios e desfiles pré-carnavalescos começam a movimentar o Rio este mês
Ainda falta um mês para o Carnaval, que começa oficialmente dia 4 de fevereiro. Isso não impede os foliões mais afoitos de botarem seus blocos na rua. Este mês, algumas das principais agremiações carnavalescos da cidade fazem ensaios e desfiles pelas ruas do Rio.
Algumas das agremiações mais tradicionais, como o bloco das Carmelitas, de Santa Teresa, a Banda de Ipanema e o Monobloco, que vai desfilar pela praia do Leblon, já estão com tudo pronto para o carnaval 2005.


Outros blocos ainda estão na fase de preparação, escolhendo suas músicas-tema e acertando os detalhes dos desfiles. É o caso do Bloco Virtual, que concentra na Gamboa, e do Bloco de Segunda, de Botafogo, que tem este nome porque costuma se reunir sempre às segundas-feiras.
Também há festas promovidas pelos blocos, como a Festa de São Sebastião - agitada pelo Sebastiana, em pleno Teatro Odisséia, reduto roqueiro da Lapa, um dia antes do aniversário da cidade.

A agenda da folia

CARMELITAS
Faz ensaio nos dois próximos sábados, dias 8 e 15, concentrado na esquina das ruas Dias de Barros e Ladeira de Santa Teresa, a partir das 20h. No dia 29, faz ensaio geral, às 19h.

NEM MUDA NEM SAI DE CIMA Ensaia dias 8 e 15, às 20h, e faz seu desfile no dia 22, a partir das 17h. Concentração no Bar da Dona Maria (esquina das ruas Garibaldi e Conde de Bonfim, na Muda).

SIMPATIA É QUASE AMOR Os ensaios são no Clube Democráticos (Rua do Riachuelo, 91, Lapa), nos dias 8 (às 22h) e 15 (às 21h, com escolha do samba para 2005). O desfile é dia 29, às 15h, na Praça General Osório.

BLOCO VIRTUAL Promove festa no Trapiche da Gamboa (Rua Sacadura Cabral, 155, Gamboa), no dia 13, às 19h, para lançar sua camiseta e a músicatema deste ano.

QUE M... É ESSA?! A base é o restaurante Paz e Amor, na esquina das ruas Nascimento Silva com Garcia D’Ávila em Ipanema. Nos dias 15 e 22, faz ensaio às 18h.

DE SEGUNDA Faz a escolha de seu samba no dia 17, às 19h, no bar Far Up (Cobal do Humaitá. Rua Voluntários da Pátria, 448, Humaitá).

SEBASTIANA Promove a Festa de São Se bastião, em homenagem ao padroeiro da cidade, dia 19, às 21h. No Teatro Odisséia, na Rua Mem de Sá, na Lapa.

ESCRAVOS DA MAUÁ Faz a festa Reveillon do samba dia 21 e arma seu ensaio geral no dia 28, sempre às 19h. A concentração é no Largo da Prainha, junto à Praça Mauá.

IMPRENSA QUE EU GAMO Desfila em Laranjeiras no dia 22, saindo do Mercadinho São José (Rua das Laranjeiras, s/nº, Laranjeiras), às 15h. BANDA DE IPANEMA A famosa agremiação faz o primeiro desfile de 2005 dia 22, a partir das 16h. A concentração do bloco acontece na Praça General Osório.

SEGURA PRA NÃO CAIR Desfila no dia 23, às 16h, saindo do Estephanio’s Bar (esquina das Ruas dos Artistas com Ribeiro Guimarães, em Vila Isabel).

MEU BEM VOLTO JÁ Ensaio com escolha do samba deste ano no dia 25, às 21h, no Café Musical Carioca da Gema (Rua Mem de Sá, 79, Lapa)

BLOCO DO BARBAS No dia 26, às 21h, apresenta seus sambas para 2005 no Far Up (Cobal do Humaitá. Rua Voluntários da Pátria, 448, Humaitá).

GIGANTES DA LIRA Desfila no dia 29, a partir das 17h, concentrando-se na pracinha da rua General Glicério, em Laranjeiras.

SUVACO DO CRISTO No dia 30, às 16h, o bloco desfila pelas ruas do Jardim Botânico, concentrando-se no Bar Jóia (esquina das Ruas Jardim Botânico e Faro).

MONOBLOCO Fecham o janeiro précarnavalesco desfilando dia 30, às 17h. Concentração no fim da praia do Leblon, na avenida Delfim Moreira.