Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quinta-feira, setembro 09, 2004

Mais um desses irritantes caôs por e-mail...

Ontem Irmão-Léo me enviou, todo assustado, esse e-mail aqui embaixo. Falava sobre o fim do pulso único e tal. Perguntei ao mané se tinha checado, se era alguém confiável q tinha enviado o texto e ele disse q sim. Chato q sou nao acreditei. Sugeri q ligasse para a Anatel ou olhasse a página deles na internet. Irmão-Léo viu? Viu nada.

O e-mail passado pelo irmão furingudo já começava assim:

Pessoal, repassem p/ o maior número de pessoas possível. Acabou o pulso único. Para conhecimento de todos: Acabou o pulso único aos Sábados, Domingos, Feriados e de meia noite às seis da manhã nos dias úteis e não houve a menor divulgação. Tudo foi feito na surdina, sem alarme e, por isso, a essa altura, tem muita gente gastando pulso excedente, por absoluta desinformação, com a conivência dos chamados "órgãos de defesa do consumidor"

Aí fui lá eu, acessei www.anatel.gov.br pra ver se o tal e-mail tinha fundo de verdade. Na parte destinada a dúvidas, fui ver tarifas tava lá:

2- Como é cobrada a chamada local no Brasil?
As chamadas locais podem ser tarifadas por Medição Simples ou por Medição por Tempo, dependendo do dia e do horário de sua realização, exceto aquelas realizadas a partir de Telefones Públicos (TP). O método de medição Simples consiste na aplicação de apenas um pulso por chamada completada independentemente de sua duração, este método é aplicado no seguintes dias e horários:
de segunda-feira a sexta-feira, de 00:00 h às 06:00 h;
aos sábados de 00:00 h às 06:00 h e das 14:00 h às 24:00 h; e
aos domingos e feriados, de 00:00 h às 24:00 h.


Não satisfeito, liguei pra própria Anatel onde me confirmaram a informação contida na página web.

Enviei o texto no site da Anatel pro irmão desinformado com link para a página. Espero q ele tenha lido e aprendido a não acreditar em todo tipo de mensagem que chega ao seu e-mail, independente de quem o tenha enviado.

E espero q ninguém me enviei esses imprenantes e-mails como meu irmão.