Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

terça-feira, junho 29, 2004

E lá vai o Rio de Janeiro caminhando para a pular de cabeça no buraco

Vendo o resultado da primeira pesquisa de intenção de votos nessa cidade já nao fico surpreso. Fico triste, mas não suspreso. Em primeiro lugar, Cesar Maia do PFL está com 38%, depois vem o pastor da Universal e senador pelo PL Marcelo Crivella com 20% e em terceiro o candidato dos Garotinho e atual vice-governador Luiz Paulo Conde, com 9%. É, tá sinistro... Eu realmente nao consigo entender. Reclama-se muito da classe política, reclama-se horrores do Rio de Janeiro, do estado da cidade e os principais nomes são caras com altíssimos comprometimentos...

Cesar Maia é o candidato da classe média, direitista com convicção q só administra pra partes abastadas da cidade e mantém o subúrbio com alguns alentos como os seus projetos Rio Cidade - q nao me enchem os olhos - e o Favela Bairro - também de durabilidade constetada.

O Crivella nao é nada além de uma invenção de marketing do Edir Macedo e sua instituição religiosa. Um cara q tem a propaganda fundamentada como o cara q levou água pro sertão baiano. Bom, se fosse tao legal tinha se candidatado por lá pela Bahia. Elegeu-se com facilidade para o senado com o voto dos evangélicos. Nada contra os envangélicos, mas contra essa forma de voto pouco crítica q só vê o credo do indivíduo e nada além.

O Conde? Ah, o Conde é um glutão, todos sabem. É aliado dos Garotinho, os mesmos q se apóiam na mais clássica política populista. Provavelmente vai apostar tudo nas partes mais populares cidade, como a minha Zona Oeste, alguns pontos da Zona Norte e de Jacarepaguá.

Na boa, só de pensar q Cesar e Conde podem voltar a ser meus prefeitos e, principalmente, que o Crivella pode administra essa cidade eu morro de medo e me pergunto: o q se passa na cabeça dos cariocas q apontam esses caras nas suas intençoes de voto?

Medo, tô com medo.

Essa aqui é tabela que a Globo q fez a pesquisa mostrou. Nela tá o link pra matéria: