Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quinta-feira, março 11, 2004

Duas tragédias, dois graus de importância

Todo mundo ficou sabendo das explosões que puseram fim a mais ou menos 190 vidas em Madri na manhã de hoje. Puseram na Conta do ETA e agora apontam para os árabes. Sempre os árabes... Foram possivelmente 190 europeus mortos de forma cruel e absolutamente condenável.

Só q enquanto isso, em Madagascar (será q alguém sabe onde fica essa ilha?) 111 pessoas morreram um acidente de barco. 111 pessoas, cara. E ninguém fala, ninguém se importa. Tb né, morreram em um país pobre da África, uma ilha ali no Oceano Índico q nao tem a menor importância pro resto do mundo.

Os mortos espanhóis são mais importantes que os mortos malgaxes? A gente sempre se pergunta sobre isso... Só q a Espanha tem grana, faz parte da União Européria, o mané do Aznar se aliou a péla saco do Bush e ao Blair na tal 'guerra contra o terror'. Quem sabe alguém não ficou putinho, bateu pezinho e quis se vingar de alguma forma? Enquanto isso os 111 buscados por Zé Maria na África foram vítimas de um acidente marítimo, a barca onde estavam teria sido atingida por um temporal, um tufão ou algo do gênero. E aí eu volto a perguntar: os mortos espanhóis são mais importantes que os mortos malgaxes?

Nâo minha concepção: não. Embora jornalisticamente o caso europeu mereça antenção. Mas o caso africano não merece ter praticamente ter sido esquecido.