Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

sexta-feira, fevereiro 13, 2004

Agora eu vou reclamar

Hoje acordei tarde, às 8h. Logo, perdi os telejornais matutinos da Globo. Fui ver o dar Record. Quer dizer, deixei a tevê ligada enquanto começava o processo pra vir pro trabalho. Aí veio uma chamada chamou a atenção "Cenas de guerra civil no Rio de Janeiro". Pensei q tivessem fechado a Linha Vermelha, a Linha Amarela, a Avenida Brasil. Pensei q passariam imagens de papa mikes carregados ensangüentados. Pensei q ia ver mães chorando sobre corpos de filhos q saíam cedo para o trabalho e foram confundidos com marginais.

Mas sabe o q mostraram? Um carro da políicia civil com os papa charles parados, com as portas abertas e o som de tiros. Chegaram mais carros da polícias e o som de tiros continuou. Não tinha uma parade furada, um carro passando pelo local no momento, nao havia pânico, não havia buraco na lataria do carro. Havia sim a repórter rastejando na direção dos policiais perguntando se estava seguro. Claro q estava, se os papa charles deixaram ela se aproximar é pq nao tinha mais risco. Detalhe q o câmera, cuidadosamente filmou o ato heróico da repórter. Ahan...

Guerra civil, né? Vou falar pra eles da tal guerra civil... São essas matérias sobre o nada, sobre flagrantes sobre o nada q criam medo nessa cidade. Nao q nao exista perigo, q nao exista violência, q a chapa nao fique quente. Mas esse caos NÃO EXISTE.

Invariavelmente pessoas de fora do Rio dão as caras aqui e ficam supresas e não encontrar uma cidade sitiada como os jornais dão a entender. O Rio não é esse caos q alguns, principalmente de fora da cidade pensam. Eu sou feliz aqui e aposto q muita gente é. Melhor, tem muita gente q vêm morar aqui, torna-se carioca por adoção e tb é feliz. Logo, nao enetndo essa má vontade em querer fomentar o pânico quando ele nao existe.