Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

sábado, dezembro 13, 2003

13 de dezembro, tarde chuvosa e meio fria. Toca o telefone, meu tio Valcir me chamava pra ir ao Maracanã. Horas depois seria a final do Brasileirão - Flamengo x Inter. Eu nunca havia estado em uma final de campeonato. Meu pais nao sao fãs de futebol e sempre desconversavam quando eu tava na pilha de ir.

Fui. Ou melhor, fomos. Seu Carlos me levou até Guadalupe onde meu tio mora. Fomos de trem. Lembro que foi a primeira vez q andei de trem tb. Aquela massa super ansiosa pra assistir o jogo. Todo rubro-negros, todo apaixonados e super confiantes. Vivi uma coisa q eu sempre achei curioso ao ver na televisáo: a massa saindo dos vagoes dos trens na estaçao Maracana.

Entramos no anel superior, nas arquibancadas. Ficamos do lado esquerdo das tribunas, bem na frente de onde, aos 17 minutos do primeiro tempo, Bebeto fez um a zero no gol do Taffarel.

Flamengo Tetracampeão Brasileiro de futebol em 1987. Com direito até ao Zico em campo.

Em pé: Leandro, Zé Carlos, Jorginho, Edinho, Andrade e Leonardo; Agachados: Renato, Bebeto, Aílton, Zico e Zinho.