Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quarta-feira, outubro 08, 2003

Propriedade do senhor

De dentro do trem, ontem a noite, fiquei olhando pra rua através das janelas. Como é rápido, nao pra ver muita coisa ou muitos detalhes. Mas um chamou atenção, a 'Farmácia Propriedade do Senhor', em Madureira, Bento Ribeirou ou, sei lá, Oswaldo Cruz. O q leva um sujeito a botar um nome desses em um estabelecimento comercial?

Discordo quando um cara faz isso. Nao é propriedade do senhor coisa alguma, é do cara. Do mané q se propôs a tocar o estabelecimento, ora. Outra coisa q me chama atenção e nao gosto é aquele adesivinho de carro "Foi Deus q me deu". Q ódio. Atribui-se responsabilidades, atos, formas de pensar, frases e o escambau. Nada a ver, acho q nao é por aí, nao.

Fica-se jogando tudo nas costas do sobrenatural, esperando-se milagres, grandes atos, solução de problemas. Né por aí nao, mané. Existe uma coisa chamada livre arbítrio da qual os indivíduos são dotados. Com isso qq sujeito tem capacidade pra fazer suas escolhas, tomar suas atitudes, tocar a sua vida sem, literalmente, ficar esperando q as coisas caiam do céu, sem precisar ficar jogando nas costas do outro. Mesmo q o outro seja Deus.