Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

sexta-feira, outubro 17, 2003

O mané do horário de verão

Esse fim de semana chega o horário de verão. A imprensa vai fazer aquelas clássicas matérias na zona sul, na beira da praia dizendo "o carioca adora o horário de verão pq consegue pegar uma praia o fim do dia". Pura pela-saquice. São poucos os cariocas q moram tao perto da praia a ponto de fazer isso, se comparados aos demais habitantes da cidade.

O horário de verão é, na verdade, um martírio ao qual, suburbanos e moradores de demais cidades adjacentes do Grande Rio, somos submetidos. Justamente no período mais quente do ano somos obrigados a encarar o horário do rush ainda debaixo de sol e forte calor. O trânsito continua parado, as filas nos pontos de ônibus permanecem do mesmo tamanho. E a gente lá, sofrendo enquanto um indivíduo q acha q o Rio de Janeiro termina na entrada dos Túneis Rebouças fica repetindo q a inciativa de adiantar os relógios é uma boa pq ele pode ir a praia. Eu chamaria de egoísmo desinformado.

Sinceramente queria me convencer q a tão propalada economia de energia compensaria o esforço de MILHARES de pessoas (não só no Rio, claro, mas em todo o canto do país). Queria muito q o Lula canetasse a derrubada dessa q é a maior péla-saquice oficial q já vi.