Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

segunda-feira, agosto 11, 2003

Sensacionalismo e polêmica barata

Ontem o Fanstástico (p q eu insisto em assistir e programa bunda rachada?) deu um mega espaço a tal cena da novela do Manoel Carlos onde aquela mulher bonitinha que tem um filha faladora e fofa leva um teco na caixa de catarro e morre bem na rua. Segundo a 'revista dominical' da Globo seria uma forma de mostrar um risco, um mal que pode acontecer com todos. Com todos?

O dramaturgo paulista adotado pelo Rio defendeu a cena emocionao, segundo a matéria, (ah, tá. Ele estar emocionado dá um tom mais sensacional à sua falação. Vai forçar a barra assim na... deixa pra lá), dizendo que queria mostrar a realidade. Aí eu te pergunto: quer mostrar a realidade fazendo uma novela que se passa no Rio de Janeiro mas todas as pessoas moram no Leblon, têm grana, são brancas (só tem a Elisa Lucinda e a Camila Pitanga que não são) e são ricas? Realidade? Realidade de quem? A dele, né.

Bom, me parece uma forma barata e previamente estudada de fazer polêmica, fazer que sua novela seja mais discutida e fique de alguma forma na memória das pessoas. Mas não entendo qual seria a importância dessa 'discussão' visto que é algo absolutamente irreal, inverossímel.

E a utilização irresponsável da parada não pára por aí, o Fantástico fez mais uma vez uma parada mal amarrada mas aproveitou como um ótimo chamariz pq a cena iria ao ar no dia seguinte, ou seja, hoje. O que eles esperam? Uma mega audiência, daquelas pra ficarem se gabando depois.

Parece que o dramaturgo acha que isso só é importante, só é grave se acontece numa rua do Leblon, onde ele mora. Claro, pq se ele faz em uma rua de bairro do subúrbio não teria a mesma graça, né? O perigo só deve existir se afeta a classe média e quem tem grana, se ele afeta quem é pobre, tão cagando e andando. O Leblon tem um batalhão de Polícia Militar a sua inteira disposição, o 23º BPM.

E como justificar a atitude da mulher bonita que tem a filha fofa da novela em sair o carro e correr pela rua diante de um tiroteio é absolutamente irreal. Queria que ele mostrasse quem no mundo teria uma atitude dessas. Bom, ele só queria 'dramatizar', né? Dar mais valor a cena.

Trocando em miúdos, se o Manoel Carlos e a emissora que teve seu fundador buscado por Zé Maria na semana passada tivessem real preocupação com a violência 'que pode atingir a todos' teriam outras atitudes mais construtivas do que ficar jogando algo no ar puramente para polemizar. E eu aindo falo dessa bundice, né.