Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quinta-feira, abril 24, 2003

Possessão com hora marcada?

Numa dessas noites que se fica zapeando entre canais assisti algo que julgo ser o cúmulo da pós-modernidade televisiva: um exorcismo! Claro que foi na tevê do Bispo Macedo, a Record.

Tava lá eu, deitado no tapete do meu quarto e trocando os canais com a ponta do dedão direito (pq controle remoto é coisa de burguês), quando vejo um homem de terno gritando com uma mulher que parecia ser de classe média baixa num lugar amplo e cercado de gente. A mulher, uma senhora duns 40 anos estava com os braços pra trás do corpo e a cabeça curvada, conversava com uma voz visivelmente alterada com o tal engravatado.

Perdi o início do diálogo, mas foi algo mais ou menos assim:
Homem da gravata: O que vc está fazendo aí?
A mulher possuída deu uma resposta incompreensível.
Homem da gravata: Há quanto tempo esta aí?
Outra resposta incompreensível.
Homem da gravata: Por que está fazendo isso?
Nada do Vicente entender o que a mulher falava de novo.


Mas aí que ficou legal.

Homem da gravata: Então, em nome de Jesus, vc vai embora agora!

Segurou a cabeça da senhora com as duas mãos e, cheio de decisão, deu uma sacodida forte empurrando o quengo da madame para trás. E vlau! Tava lá a mulher linda, loura e japonesa como se nada tivesse acontecido.

Ao fim, pintou a legenda: Seções de descarrego: terça-feira, às 20h.

Donde concluí que essas pessoas têm dia e hora marcada para receber possessões demoníacas. Isso que é modernidade.