Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

segunda-feira, setembro 30, 2002

A culpa é de todo mundo

Muito se reclama que o governo do estado é incompetente. E até concordo que o Garotinho (em quem votei pra governador, assumo) teve um política mais pra inglês ver do que pra funcionar. Acho que a polícia (Civil, Militar o Federal) não faz o que poderia pra resolver o problema porque isso não interessa a todo mundo.

É óbvio que tem muito peixe grande apitando nessa história. O Rio não produz drogas nem armas, mas tudo entra no estado com uma facilidade impressionante. É muito provável que tenha gente do executivo, do legislativo, do judiciário com alto grau de envolvimento e comando nesses esquemas. Quando a polícia quer, ela vai lá e acha quem procura. A gente já viu isso recentemente com o Celsinho e o Elias Maluco.

Mas a maior culpada pra mim é a hipocrisia da classe média (a classe média é grande vilã da sociedade). Nego fala de falta de segurança pra burro, falam do poderio dos traficantes, mas ninguém se toca que quem dá o dinheirinho pros traficantes comprarem mais bagulho e pó, mais munição e armas são os mesmos que compraram o seu papel ou o seu pesinho pro back. Ou seja, a maior culpada de tudo é a classe média que financia diretamente o tráfico de drogas e todo o armamento pesado que eles compram. Ou será que essa grana toda arrecadada vem das bocas de fumo da Zona Oeste, da Baixada, de São Gonçalo?

A grana sai de onde as pessoas têm condição pra comprar drogas, ora.

E ainda vêm dizer que a culpa é dos governantes. Ahã. Contra outra.