Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

segunda-feira, setembro 30, 2002

Um exemplo

Fui almoçar aqui perto, na Real Grandeza, com Kayoba e o retratista. Td bem, comemos e tal. Na hora de pagar, Kayoba ficou pra trás no caixa e fiquei esperando do lado de fora com o retratista firuleiro, detalhe: o retratista veio com uma camisa vermelha.

Pois bem, Kayoba demorou e entrei pra ver qual era enquanto isso o camarada de camisa vermelha se adiantou e voltou pra produtora. Nisso, entra um senhor falando: "Poxa, eu tava pensando que aquele rapaz de vermelho tinha vindo aqui mandar fechar o restaurante". Isso, com uma cara de paspalho assutado. Ah, fala sério. Tenha dó. Ninguém merece ter que se submeter a esse medo desnecessário que o Rio está entregue.

Digo e repito, o carioca tem que deixar de ser mané, deixar de abaixar a cabeça e aceitar qq coisa que se mala.

Bem disse Kayoba hoje mais cedo. Em todo lugar tem malando e esse malandros vão fazer de tudo pra montar nos outros. Quando eles montam e nego abaixa a cabeça, é aí que eles mais tripudiam.