Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quinta-feira, novembro 20, 2003

Campinense

Hoje Arthur das Firula, parceiro habitante de Ramos, liga pro molecular pra avisar: "tá passando Sando André x Campinense, pela fase final da Série C, na Rede Vida. A narraçao é do Marco Antônio". Demorou. Fui assistir. Ainda mais pq o uniforme do time paraibano de Campina Grande parece com o do Flamengo, é rubro-negro.

Bom, o jogo terminou 1 a 0 pros paulistas. Uma pena, o time paraibano ficou em cima o jogo todo, só nao deu sorte. O resultado foi injusto. Bom, deixa quieto. Rolam vários jogos ainda. Sorte pros caras.

Ó o símbolo do clube dos caras:

Fazendo uma pesquisinha básica na internet achei essas informaçoes no Pernambuco.com
Campinense Clube

FUNDAÇÃO | 12 de abril de 1915

ESTÁDIO | Governador Ernani Satiro (Amigão). Capacidade: 45.000

ENDEREÇO | Rua Rodrigues Alves, s/n, Bela Vista - Campina Grande/PB. CEP: 58100-000

TELEFONE | (83) 341-0384

MASCOTE | Raposa

SITE | http://campinense.cjb.net/ (não-oficial)

PRINCIPAIS TÍTULOS
Estaduais | 1960/61/62/63/64/65, 1967, 1971/72/73/74, 1980 e 1993

HISTÓRIA | O rubro-negro de Campina Grande começou sua trajetória em 1915, mas a torcida precisou esperar até 1960 para poder comemorar a conquista de um título estadual. Em compensação, a vitória abriu a série do hexacampeonato, feito até hoje não repetido pelos clubes paraibanos. Os anos 60 foram gloriosos para a Raposa, que reinou absoluta no estado e, principalmente, em Campina Grande. É na própria cidade que os rubro-negros têm seu maior adversário, o Treze. Em dias de jogos entre as duas equipes o estádio Amigão costuma ficar completamente lotado.

Ainda na década de 60, o time voltaria a erguer uma taça, em 1967. Quatro anos mais tarde, os rubro-negros emplacam outra boa série de títulos, faturando um tetracampeonato, entre 1971 e 1974. Em 79, o Campinense fez a melhor campanha de sua história, terminando a competição no 24º lugar. Nos anos 80 o futebol da raposa entrou em crise, apenas uma conquista, em 1980.

A torcida rubro-negra precisou amargar 13 anos numa fila para poder voltar a festejar um campeonato estadual, que só veio em 93. Este, aliás, foi o último título do time em competições estaduais. Mesmo assim os torcedores do Campinense ainda comemoram, afinal o clube tem três títulos a mais que o Treze, mantendo-se à frente na briga para ver quem é o melhor em Campina Grande.

O Campinense Clube também tem outro orgulho: a sede social, no bairro da Prata, e o centro de treinamento, a Toca da Raposa, no bairro do José Pinheiro. Na sede, além do futebol os sócios do Campinense podem praticar diversas modalidades - como judô, hidroginástica, natação e futsal. A sede ainda possui um salão de festas e uma boate, movimentando a noite da cidade, conhecida pelas animadas festas juninas.