Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

sexta-feira, maio 30, 2003

Amigos

Vez por outra eu passo bem na cara da Vila Vintém e fico vendo as pichações na paredes. Há um tempo atrás até postei sobre a sopa de letrinhas ADACRVV (Amigos dos Amigos Celso Rodrigues Vila Vintém), uma alusão a facção criminosa que domina o tráfico de drogas na área e ao seu criador, Celso Luiz Rodrigues, o Celsinho da Vintém.

As inscrições nos muros funcionam como uma marcação do território, uma forma de dizer "Nós mandamos aqui". O mesmo ocorre em favelas dominadas pelas outras quadrilhas como Comando Vermelho (C.V ou CVRL - Rogério Lengruber) e o Terceiro Comando (TC), aliada da A.D.A.

O que me chamou atenção nessa manhã foram duas inscrições que eu não tinha lido: ADA À VERA e ADA SALDADE. ADA à vera tudo bem, seria algo como ADA pra valer ou de verdade.

Mas SaLdade? Bom, o cara já sabe manejar armamento de grosso calibre, saber escrever é exigir demais.