Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

sexta-feira, janeiro 10, 2003

O que é Afonso Brazza?



Td bem, eu nao sou candango, sabia que o cara existia, já tinha visto e lido algumas matérias sobre ele, mas nunca havia assistido um filme. Nessa tarde, Fábio Lino chegou aqui com um estojo com a pérola: "No eixo da morte". Fomos ver. O filme é B toda a vida, os filmes têm enredo mal amarrado, são mal editados e tudo o que de mais louco pode existir, mesmo assim o cara é adorado por aqui. Andei lendo que é um referencial na cultura candanga. Brazza, que é soldado do Corpo de Bombeiros, faz um tremendo samba do crioulo doido, é uma espécie de Rambo do Centro-Oeste. É o mais caricato canastrão que já vi, a produção é barata e os atores (que morrem em sua maioria durante o filme) são amadoríssimos. Até Fábio Lino disse já ter morrido em uma dassas fitas. O cara é tão adorado que entra no circuitão de filmes local. Coisas de Brasília.

Mesmo assim é inegável seu valor, Brazza nem é do Plano Piloto, onde as pessoas geramente têm mais condições financeiras e culturais. O cineasta candango é do Gama, a cidade satélite mais ao sul do DF e consegue fazer o que se propõe: entreter as pessoas.