Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

sábado, agosto 19, 2006

Moeda de troca

Uma van, que ia de Bangu para o Centro se preparava para tomar a Avenida Brasil na altura do bairro de Realengo, ainda zona oeste da cidade. Logo atrás, outra van, com o mesmo itinerário, também trafegava. Cada qual com uma vaga para passageiro.

Chegaram praticamente juntas ao último ponto antes de entrar na via expressa, a referida avenida. Uma senhora, bem senhorinha, com a filha, menos senhorinha, faziam sinal para pegar a condução. Filha levava mãe para fazer exames médicos no Centro do Rio.

O motorista de um dos furgões emparelhou no outro, abriu a janela para falar o condutor da outra que, também na rua, abriu outra janela para se falarem.

- Aí, leva essa menina aqui q eu levo as duas pro Centro - disse. A menina que seria trocada sorriu diante a situação inusitada estava ao lado do motorist, na poltrona da frente da van, mas não se opôs em ser trocada. Uma conta simples resolveu o caso. Uma van passou um passageiro para a outra. A q recebeu a menina cedida ficou lotada e foi direto pro Centro. A outra van, q cedeu a passageira, passou a ter duas vagas e recebeu a filha que levava a mãe pro médico. Lotou e também partiu pro direto pro Centro.

Todos saíram lucrando no fim das contas... E ainda fico impressionado com sensaçao de posse dos motoristas sobre os passageiros. É uma coisa sensacional...