Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

segunda-feira, janeiro 12, 2004

Íbis Sport Club

FUNDAÇÃO | 15 de Novembro de 1938

ESTÁDIO | Não tem

ENDEREÇO | Av Ministro Marcos Freire, 2973, Casa Caiada, Olinda/PE. CEP: 53040-010

TELEFONE | (81) 721.4215

HISTÓRIA | Muitos até podem tentar, mas só o Íbis detém o título de "pior time do mundo". O que começou como uma brincadeira, hoje é uma marca, que reúne centenas de aficcionados em todo o planeta. O Pássaro Preto, para quem não sabe, tem torcida até em Portugal e na Holanda. E eles ficam indignados quando o clube consegue alguma vitória, pois quebra a tradição.

O Íbis foi fundado no dia 15 de novembro de 1938 pela Tecelagem de Seda e Algodão de Pernambuco. A princípio apenas funcionários da empresa jogavam e mesmo assim eram partidas amistosas. Com a morte do proprietário da empresa, João Pessoa de Queiroz, os herdeiros da tecelagem não tiveram interesse em manter o time. Foi então que apareceu a lendária figura de Onildo Ramos, na época gerente da empresa. Foi o próprio Onildo que idealizou o Pássaro Preto como símbolo. O dirigente era admirador das histórias do Egito antigo e escolheu a ave por ser considerada sagrada.

Foi só nos anos 70 que o Íbis começou a ganhar fama nacional. O time conseguiu perder nove jogos consecutivos e passou 23 partidas, sem conseguir uma única vitória. A crônica esportiva pernambucana começou a chamar o clube de Pior do Mundo e a brincadeira pegou. O Íbis acabou se transformando num símbolo de time que perde sem parar e ficou conhecido internacionalmente. Quanto à torcida, o Íbis tem, sim senhor, que já se acostumou e pouco se importa com os resultados contrários.

Mas nem só de derrotas é feita a história do time. Ele foi bi-campeão em 1945 e 1946, num torneio início, incluindo os grandes times do estado (Sport, Náutico e Santa Cruz). Em 1948 o Íbis foi campeão pernambucano de Juniores em 1948. Os torcedores do Pássaro Preto precisaram esperar até 1995 para comemorar o segundo título Pernambucano de Juniores.

Há dois anos o Íbis causou empolgação geral, decidindo o título estadual da Segundona. A equipe deixou o título escapar para o Ferroviário de Serra Talhada. Na elite do futebol estadual, o Pássaro Preto deu trabalho aos grandes times. Em uma parceria com o Sport, o time foi transformado numa espécie de laboratório do Leão e conseguiu bons resultados. O melhor deles foi contra o Náutico no primeiro turno. O Íbis venceu o time alvirrubro por 1 a 0, em pleno estádio dos Aflitos. Mesmo assim acabou caindo para a segunda divisão.


A fonte disso aqui foi o Pernambuco.com