Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

domingo, julho 31, 2005

Parabéns pra você

Esqueci de postar que o Preto, pobre e suburbano, o insistente blógue aqui, completou três anos na última sexta-feira. E vamos em frente. Já pensei em dar cabo dele várias vezes, mas o bichinho continua me convencendo a ficar no ar...

sexta-feira, julho 29, 2005

Simpático? Sim, mas nem tanto

Robertão - sempre ela, essa mulher é quase um oráculo - mandou o texto do Ximenes Braga por e-mail. Custa nada reproduzir aqui. Eu procuro ser sempre simpático, é verdade, mas tem horas que nao rola. Ximenes escreveu sobre uma nota publicada no jornal no meio dessa semana.

Enviado por João Ximenes Braga - 28/7/2005 - 11:47

Alô simpatia

Eu desconfio muito de pesquisas científicas. Uma semana provam que
alface cura câncer, na outra que alface causa câncer. Mesmo sem levar
a coisa muito a sério, é reconfortante ver uma pesquisa comprovar uma
"tese" que já defendi numa crônica.

A notícia abaixo saiu ontem no Globo On sob o título "Simpatia
excessiva pode ser anomalia cerebral". Adorei. A questão é: quando sai
uma pesquisa provando que chocolate faz bem à saúde, acaba-se
descobrindo que ela foi financiada por alguma associação de
fabricantes do produto. Quem terá financiado está pesquisa contra
simpáticos???

A íntegra da nota: "Pesquisa mostra que uma anomalia cerebral torna
pessoas extremamente simpáticas e sociáveis e sem medo de estranhos:
são os portadores da síndrome de Williams. Este foi o resultado de um
estudo em cérebros feito por cientistas do Instituto Americano de
Saúde Mental. Os pesquisadores usaram exames de ressonância magnética
para identificar as áreas que não responderam apropriadamente quando
os pacientes viram fotos de rostos assustadores. Os pacientes da
síndrome de Williams têm cerca de 21 genes a menos no cromossomo sete
e, como conseqüência, não têm medo de estranhos em situações sociais,
mas têm, com freqüência, forte ansiedade em relação a outros medos,
como o de altura ou de aranhas. A equipe de cientistas americanos
concentrou os estudos na amígdala, uma estrutura em formato de amêndoa
no cérebro que registras as emoções primitivas do ser humano e dispara
em situações semelhantes, por exemplo, de perigo, regulando ainda o
comportamento social. Os pesquisadores também identificaram três áreas
do córtex pré-frontal que não se comportaram de maneira normal nos
portadores da síndrome de Williams: a área do dorso lateral, ligado às
motivações sociais que regem uma interação; a área mediana, associada
à empatia e à regulação de emoções negativas e a região
órbito-frontal, que está envolvida na determinação de valores
emocionais a uma situação.A condição afeta cerca de uma em cada 25 mil
pessoas. O trabalho foi publicado na revista 'Nature Neuroscience'".
Meu amigos são todos fofos

Roberta, mulher bloguda e amiga de anos, mandou um dos imeios mais fofos q recebi nos últimos tempos.

Roberta Carvalho escreveu:
> é verdade, vc é bonzinho pq é cristaozinho de merda e quer ir pro ceu!

Como diria ela, "é por isso q me ufano dos meus amigos".

quarta-feira, julho 27, 2005


Publicada hoje no Dia.

terça-feira, julho 26, 2005

Intervenção genial-escatológica do boy metrossexual

Sim, o folclórico boy metrossexual vive. Eu q tenho postado menos e poupado o blógue das historietas da figura. Mas a de agora extrapolou.

Um colega de trabalho está no estaleiro, meio quebrado, tá doente mermo. Eu perguntara o q o companheiro tinha e veio a sensacional e nada convencional respsota: "É caganeira, o mais grosso q sai é água".

A frase foi de uma delicadeza q comove... Escatologia pura no estágio mais tosco.


Eu comprei a minha pulseira. Sou um torcedor mané, é verdade, mas eu faço a minha parte. Ontem já viabilizei a minha tal peça pra ajudar o Mais Querido a construir o seu Centro de Treinamento.

Bom, não vou escrever sobre o jogo do último fim de semana... Mas quero registrar q é ridículo ver o Flamengo entrar em campo com quilos de jogadores de meio campo, três zagueiros e um único atacante... Não posso ver o Mais Querido jogando assim, como time pequeno.
DVDs com olho de vidro e perna de pau

Camelôs são seres criativos. Não há quem me convença do contrário. Há tempos venho querendo postar a solução, digamos, original para comprovar a 'qualidade' das suas cópias piratas dos mais variados DVDs.

Os caras vendem de tudo por 10 contos. Qq DVD. Mesmo o q são estréias nos cinemas. E qual a solução? Surgem televisões nas calçadas da Avenida Rio Branco onde os vídeos rolam em alto e bom som e a cores. É à vera. Não inventei isso. Já cansei de ver. Os camelôs mostram q seu piratas ou 'genéricos' funcionam.

Os sujeitos comuns, como eu ou quaisquer outros, vão caminhando pela calçada da avenida mais importante em termos de grana nessa cidade e vão encontrando algumas televisões sobre bancadas. Os aparetlhos compartilham o espaço com vários estojinhos de cópias piratas de DVDs. As tevês são ligadas por fios q somem por aí... Não sei se são gatos ou singelas tomadas em estabelecimentos próximos, o negócio é q funcionam.

Ainda não presenciei como rola o esquema das tevês durante uma batida da Guarda Municipal (quando a camelotagem monta no porco - enteda-se, sai correndo), mas assim q estiver presente durante um desses espetáculos dos caos urbano eu posto aqui.

segunda-feira, julho 18, 2005

Sô carioca! Cadê o meu crachá?

Programa de domingo: acordar cedo para acompanhar uma visita guiada pelo Centro do Rio. Nada melhor pra alguém q é apaixonado pela própria cidade pra conhecer melhor os detalhes do espaço urbano q tanto dá orgulho.

O início foi no Mosteiro de São Bento com passagem pela Avenida Rio Branco, Avenida Presidente Vargas, Centro Cultural Banco do Brasil, Praça XV, Largo da Carioca, Cinelância, Esplanada de Santo Antônio e terminando em Santa Tereza. Atentando pra histórias, pra arquitetura, pras diferenças entres os prédios, pros fatos q passaram no lugares... Foram sete horas andando pelos mesmos lugares q sempre passo no cotidiano, mas com um olhar diferenciado, vendo a cidade com outros olhos, os olhos de quem está ali pra aprender mais.

O guia foi o professor João Baptista, da Geografia da Uerj, um figuraça gente boa. Ele tem outros roteiros pela cidade e, pra minha supresa, um pelos subúrbios. Nem me interessei, né. Bom, na próxima vez q ele fizer vou ver se ponho Dona Glória e Irmão-Léo na fita pq a brincadeira é maneiríssima.
E o mané aqui ainda acordou de madrugada e viu o jogo de vôlei feminino. Quer dizer, acordei de bobeira, liguei a tevê e passava o jogo. O negócio foi tao eletrizante q nao consegui dormir. Tentei, é verdade, deixei a tevê ligada, baixinho... Mas voltei pra acompanhar e fiquei até quase 5h da manhã torcendo. 3 a 2 foi de ótimo tamanho. Mas um coisa tem q ser registrada, o time da Itália é todo lindo. Tá, quase todo. Mas a média é altíssima...
E ontem? Será q alguém achou q eu dia deixar de postar? Má é ruim q vou. E já saímos da zona de rebaixamento, é o início da virada (eu falo isso em qq vitória bunda, é verdade). Mas eu sou torcedor e me permito fazer isso.

Não vou tripudiar sobre os amigos q torcem pelo time a colina, mas sinceramente acho q os caras são fortíssimos candidatos a jogar com aquele time azul de Porto Alegre, o Guarani e vários outros na Segundona.

E dá-lhe Mengo. "Flamengo sempre eu hei de ser".


Foto do Carlos Moraes, do Dia.

sexta-feira, julho 15, 2005

Tô para postar isso desde terça-feira, mas sempre esqueço ou não dá tempo. É a matéria de capa da revista Megazine, publicada às terças pelo Globo. A matéria é o coleguinha Bruno Porto e mostra uma pesquisa em cima daquilo q sempre falo, q o cidadão comum é corrupto, q somos todos hipócritas em criticar aquilo q todos fazem. A matéria fala que os jovens criticam a corrupção, mas são igualmente corruptos. Reclamar é fácil...


"Corruptos? São os outros!
Bruno Porto
Pagar propina, mentir, enganar, roubar, difamar... Todas essas ações, ilegais ou imorais, deixam a sociedade e, é claro, os jovens perplexos quando estão relacionadas ao nome de políticos ou funcionários do governo. Mais descrentes ainda da classe política depois das denúncias recentes envolvendo integrantes do governo Lula e o Partido dos Trabalhadores (PT), boa parte dos jovens, no entanto, não parece levar a ética a sério nos assuntos do dia-a-dia. Uma pesquisa realizada pelo Laboratório UniCarioca de Pesquisas Aplicadas, a pedido da Megazine, mostrou que os verbos subornar, mentir, enganar, roubar e difamar fazem parte, sim, da vida de muitos."

O link pra matéria tá aqui: http://oglobo.globo.com/jornal/Suplementos/Megazine/168997170.asp

quarta-feira, julho 13, 2005

— Calma! Se o Flamengo desce, conquista ocampeonato da série B, que ele ainda não tem.



Coisas do Lan...
Violença !!! 2

Avenida Rio Branco com AVenida Presidente Vargas. Tarde de segunda-feira. Vicente volta do almoço, como de praxe, com camaradas do trabalho. Estamos todos parados no sinal para cruzar a Presidente Vargas e chegar ao prédio onde trabalhos. Dois sujeitos, bem vestidos, assim da minha cor, magrinhos, mas com expressões enfurecidas, chegam se aproximavam. Cara, óbvio q algo insano iria acontecer em instantes...

Óbvio q a curiosidade mandou olhar. Os caras pegaram um caixote q algum camelô devia ter deixado sobre a calçada. Correram até na direção de um guarda municipal q se preparava para cruzar a Rio Branco. Eu tava no cruzamento entre as duas avenidas, é bom lembrar. Deixarem uma caixotada numa vontade. Más numa vontade q o guarda municipal foi jogado na pista.

Como diria Arthur, o adovado do agreste, ´sacional. Foi aquele barulho de madeira seca e a cara do guardinha boladaço procurando o q acontecia... Puxo seu mega-cacete e ficou olhando pros caras gritarem:

"Ficou covarde pq ficou sozinho? Só cai dentro em grupo?"

A ficha caiu. Eram camelôs q tinham acabado de sofrer a 'derrama', quando a Guarda Municipal passa pelas calçadas catando tudo o q é dos caras, embulachando e esculachando eles...

Os camelôs revoltados atravessaram a rua comigo quando o sinal abriu. Poucos adiante, policiais militares assistiam tudo como se nada demais acontecesse...
Violença !!! 1

Outro dia andava o sujeito numa noite de domingo pela Avenida Brasil ali na altura de Bonsucesso, tipo na altura q a Linha Amarela cruza a Avenida Brasil. É sério. Eu realmente tava lá. Caminhava até um ponto de ônibus pra pegar iluminando caminho para Bangu.

Chegava ao ponto do ônibus, ali ao lado do quarte do CPOR, e já na entrada de uma das comunidades do Complexo da Maré, mas nem sei qual delas.

Caminhava de olhos abertos, ouvidos antentos e tal. Quando me aproximava felizmente do ponto de ônibus pude ver dois carros da Polícia Militar. Vamos combinar, carros da PM na entrada de uma favela geralmente não são a coisa mais legal do mundo. Entende-se num estalo: algo está acontecendo, isso não é legal.

Fazer o q? Eu tinha q passar por eles. Cheguei perto e fiquei olhando o bolo doido pra entender o q se passava. E acho q entendi.

Os papa mikes acharam um moleque no meio das pessoas suspeito. Desceram das viaturas. Foram ver qual era a do tal moleque. Mas, sabe como é, né. Esculacharam o criaturo. Deram tapa, humilharam o cara. Pior. O cara tava com a família no ponto de ônibus. A chapa esquentou foi aí. Era mãe, era parente, era tudo segurando o moleque q tinha sido esculachado q não parava de gritar "eu sou trabalhador! vcs não têm o direito de me tratar assim!".

Bom, não vi a coisa do início, isso foi só no q pesquei dos poucos instantes assistindo a infelicíssima cena.

Quando tudo parecia estar se acalmando, suger um sujeito já pra lá dos seus 40 anos. Sabe aquele tipo maltrapilho, grisalho, bigodudo q sempre existem em butecos? Um deles. O cara carregava um saco e tava frenético. Uma pilha. Não tava de cara limpa, não sei se consumiu líquido ou pó, mas tava alterado.

Quandos os policiais caminhavam pra entrar nas viaturas o tipo maltrapilho, grisalho, bigodudo não veio jogar um saco sei lá de q no carros dos papa mikes?

Ih, maluco. Berimbolô na hora. Foi tapa, foi chute. Deram com o fuzil no cara.

Eu, q confio no meu anjo da guarda, mas quando acho q tô abusando, dou linha na pipa, meti o pé e vazei na hora. Eu, hein. Sabe-se se lá se a chapa esquenta ainda mais por ali? Sabe-se se lá se um dos papa mikes solta o dedo no sujeito ou se alguém dentro da comunidade vem tirar satisfação?

Olha, na boa, jornalisticamente vale o registro, mas não é a melhor coisa pra uma noite de domingo.

Sabe qual foi a melhor coisa? O 393 passou e me deu o clássico bonde pra Bangu.

O q me deixa bolado é q, se por algum motivo, os puliça quebram o moleque ali (entenda-se matam mesmo) e isso chega até os jornais vem logo aquele pensamento de "é menos um". Só pq é favelado ou tava pela favela.

Eu tb tenho medo da classe média, é bom q se diga.

segunda-feira, julho 11, 2005

Tá difícil ser flamenguista, viu. Eita time q só leva lambada... Mas "uma fez Flamengo, sempre Flamengo. Flamengo sempre eu hei de ser".

O único alento é q o nosso eterno vice ainda faz o quase inacreditável favor de estar abaixo da gente na tabela... Parece até piada...
O amigo insano

Estar em casa de pernas pro ar, tendo tanta atitude quanto uma jibóia após o almoço, é normal numa noite de domingo. Mas aí pinta Minduím, personagem folclórico e antigo camarada.

Minduím chega fazendo o seu tradicional esporro. Diz q quer q eu peça uns dias de folga pra gente pegar o Trem da Morte o Caminho Inca e tudo mais. Ahn?

"Pede lá uns dez dias de folga pra gente ir pra Machu Pichu". Os meus camaradas se superam em insanidade. Como assim vou pedir dez dias pra ir ali pro Peru? Sem planejamento nem nada?

Fizemos uma pesquisa rápida pra ele sacar q nao dá pra cismar de ir amanhã para Corumbá, cruzar a fronteira pra Bolívia, pegar o Trem da Morte até Santa Cruz de la Sierra e depois subir até o Peru.

Haha. É por isso q meus camaradas são maneiros, são mais surtados q eu, definitivamente supreendentes.

Mas sabe o q é pior? O sujeito nao saiu convencido q é perrengue demais ir assim, do nada, no susto.

sexta-feira, julho 08, 2005

Porque me ufano de meus amigos

Carmem Camela, q um dia foi minha estagiária, mas já era chegada num goró, mandou esse singelo e verdadeiro e-mail nessa sexta-feira. Após ter ficado emocionado com o conteúdo poético da mensagem resolvi por nesse blógue furingudo.

Olá pessoal, boa frase para uma sexta-feira.....

Eu já li tanta coisa na internet sobre a AMIZADE, mas nada do que li
tinha
tanta profundidade, tanto significado, do que o que estava escrito na
parede
de um boteco do Rio :

"Nunca fiz amigos bebendo leite!"

quinta-feira, julho 07, 2005

O termômetro lá for marca 11º. Ahn?? Não é o meu Rio de Janeiro... Só de olhar pra marcação da temperatura já me deu frio... Quero calor de volta!

Atualizando a nota... Desci e fui lá no termômetro olhar, né. Ufa, o número certo é 17º. Não é a coisa mais quente do mundo, mas já é um alento... Eu não consegui ver o travessão q completa o numeral sete quando olhei da janela daqui do andar, que é bem no alto.

quarta-feira, julho 06, 2005

Aquele sitezinho dedo-de-seta do orkut já cagüetou. E-mails e e-mail e cartõs e mais e-mails já chegaram. Então deixa eu desde já agradecer aqui a lembrança pela chegada da versão 2.9 do preto, pobre e suburbano.

terça-feira, julho 05, 2005

Russos malucos aparentemente sem ter o q fazer fizeram isso. É mais uma da série bobagens da internet.

Mas confesso que adorei chachoalhar a mulher do jogo.

http://www.izpitera.ru/lj/tetka.swf

segunda-feira, julho 04, 2005

Cadê a josta da imagem q deveria aparecer?? Óidio...



Precisa dizer alguma coisa? Chris Paraguaia, querida e folclórica e fofa e maneira companheira de trabalho, enviou por e-mail. Como não postar?

É ixpetáculo. É sensacional. Mas o q mais me chamou atenção foi prece violenta. Prece violenta? Já imaginei o pastor com porrete na mão enchendo o fiel de burduada...