Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quarta-feira, junho 29, 2005

Bia, figura firuleira que vai casar e com quem trabalho, está frenética atrás da minha cadeira pedindo para que eu faça um pôste sobre a mesma.

Ok, eu faço. Ela pede para q eu escreva q ela acha o Adriano (aquele marmanjo que fez dois gols nessa tarde) lindo. Detalhe, Bia vai casar com Anderson de la Remenda, indíviduo sangue bom dali de Irajá.

Bia tb tem blógue, digo, fotoblógue. Ah, tem os dois. Seguem os endereços: http://biaedudu.zip.net e http://fotosdabiaedudu.fotos.net.br/biaedudu.

Detalhe, no fotoblógue da casadoira figura ainda tem foto da gente na festa de fim de ano da empresa onde estamos nós dois mais Sandra e ele, o folclório Boy Metrossexual.



¡Que rico!

São os próprios argentinos que dizem isso quando algo é muito bom. E nada melhor a dizer depois da melhor lavada de cara dos últimos tempos no futebol. 4 a 1 ixpetacular em campo. Lindo, lindo, lindo. Tô com sorriso rasgado até agora.

É bom q se diga que gosto deles, mas é bom q se diga tb q ganhar dos caras é bom demais tb... Ainda mais depois da onda q tiraram após terem vencido o último jogos das eliminatórias.

Ou algém vai me dizer q não foi uma catarse ver os caras com um tan-tan, pandeiro e tamborim no gramado caminhando na direção do pódio onde os portenhos tinham acabado de receber suas medalhas de prata?

É revanchismo sim e daí? Vai bater? Então cai dentro.

Curioso q sou ainda fui olhar o q as páginas web de jornais argentinos estão falando nessa tarde. Vou até copiar e colar algumas coisas...



Olha o q o Clarin, o maior jornal deles diz... O primeiro parágrafo é lindo.

"17:34 PERDIO LA FINAL 4 A 1
La Selección vivió una pesadilla contra Brasil
Jugó muy mal y cayó por una goleada inobjetable. Hubo mucha distancia entre un Brasil contundente y un equipo de Pekerman sin variantes futbolísticas y que pareció agotado en lo físico.

Vaya novedad: Brasil era de temer. Sus variantes, sus nombres y, sobre todo, su actitud de ir siempre para adelante. Eso estaba claro y ni el más optimista imaginaba un trámite sencillo ante los campeones del mundo."

A última frase dessa mesma matéria tb é linda. Esse é o último parágrafo completo:

"Pekerman, impotente, probó con Tevez. El equipo intentó algo más, pero faltó claridad. Riquelme no apareció, Sorin empujó y los demás acompañaron. Llegó el descuento de Aimar (buena palomita tras un centro de Delgado) y sólo hubo que esperar el pitazo final para que Brasil se coronara merecidamente. ¿Argentina? Tuvo una mala despedida y terminó impotente, sin saber qué hacer ante la tremenda superioridad del rival. "

O link pra matéria completa tá aqui.

O Olé, que é o mais fanfarrão deles diz:

"Fútbol / Copa Confederaciones 18:00 hs.
Brasil se tomó revancha: goleó por 4-1 a la Argentina y es el campeón
Dos impresionantes golazos de Adriano (PT 10m) y Kaká (PT 16m), ambos desde fuera del área en el primer tiempo. Un certero toque de Ronaldinho (ST 1m) y otro cabezazo de Adriano (ST 18m) en el segundo. Brasil goleó a la Selección por 4-1, ya que descontó Aimar (ST 19m). Se enfrentaron por el título de la Copa Confederaciones, en Frankfurt, a menos de un mes de haber jugado por las Eliminatorias. La Argentina no gana un torneo oficial desde hace 12 años. "

O Página 12 não atualiza o site em tempo real... que pena.

O La Nacion, que é mais sério, tb registrou:

"La Copa de las Confederaciones
Venganza brasileña
Los campeones del mundo derrotaron 4 a 1 a la Argentina por la contundencia de sus atacantes; el equipo de Pekerman tuvo actitud, pero faltó fútbol; Adriano hizo dos goles y fue la figura"

Olha a foto que o La Nación publica na capa:
Deu hoje na coluna Gente Boa, do Jófilo, no Globo.


"A volta do Clube do Samba
A NATA do samba carioca se reuniu anteontem à noite no Flamengo para comemorar a volta definitiva do Clube do Samba, espaço criado por João Nogueira 26 anos atrás para reunir os bambas do gênero. Paulinho da Viola, Jair do Cavaquinho e Nelson Sargento lembraram, entre cervejinhas e tira-gostos, histórias de quando o clube foi criado por João e outros 63 fundadores. O projeto atual, levado adiante pela viúva dele, Ângela Nogueira, e por seu sobrinho, Didu, terá agora uma sede definitiva no Centro. “Não há mais a idéia de resistência. Hoje temos muitos redutos do samba, mas o projeto é importante para a cidade”, observou Paulinho. Durante a festa, foi exibido o curta-metragem “Carioca, suburbano, mulato e malandro”, de Jom Tob Azulay, gravado em 1979 na casa de João. Assim que sua mulher apareceu na tela, aos 22 anos, ouviram-se assobios e gritos de “gostosa!”, bradados por sambistas em coro. No meio do filme, ao ver imagens de um jogo de futebol, Sérgio Cabral puxou um corinho a favor do Vasco, mas foi vaiado pela maioria rubro-negra. A data do encontro foi escolhida a dedo para evitar a ausência dos sambistas. “Segunda é nosso dia de folga”, explicava Didu. Zeca Pagodinho não foi, mas avisou que estaria em Parintins, e Beth Carvalho e Martinho da Vila estão em turnê na Europa. A noite terminou com um pagode puxado por Diogo Nogueira, que, vestido com anéis e cordão de prata, estava num estilo mais para o hip hop que para o samba. "

terça-feira, junho 28, 2005

Vivo!

Eu estou vivo!!!

Estou sem tempo, estou com minha conexão em casa cagada. Estou com coisas na cabeça pra postar, mas e daí? E dá?

São mais de 21h e o péla-saco aqui tá vazando agora do escritório para o querido bairro de Bangu.

O negócio é manter a fé, vou conseguir voltar a escrever historinhas aqui... Ah, vou. Chato por chato eu sou mais eu.

quinta-feira, junho 16, 2005

Coisas do futebol

Eu sou um torcedor fanático, não escondo de ninguém. Em dia de jogos do meu time ponho camisa, bandeira, touca e o q mais puder. Assisto o jogo da mesma forma q assistiria no estádio. Era o único da casa q dava alguma importância pro tal esporte q uns e outros procuram minizar dizendo q se resume a 22 marmanjos correndo atrás de uma bola.

A supresa veio há pouco com Irmão-Léo. É sabido q o sujeito-irmão-caçula sempre cagou quilos pra futebol. era tricolor pra puxar o saco da mãe e nada mais. Chegou até a ir comigo e Minduím comemorar o tri do Flamengo na Gávea. Foi pra ver as meninas, é verdade, mas foi.

Esse ano o cara descobre o q é torcer. Chega em casa pra ver jogos do Fluminense. Em dias de partida põe sua camisa do time (dada por mim, é bom q se registre). Pior! Entrou numa de fazer graça com otrcedores de times rivais tb. Isso é fura-olhice, não aprendeu em casa.

Ontem o tal tricolor foi jogar a final da Copa do Brasil. O jogo foi até tarde e o Fluminense perdeu pro Paulista de Jundiaí. Após o primeiro gol o moleque foi lá e desligou a televisão de raiva. Passou um tempo e ligou de novo. Ainda viu o segudno gol dos paulistas. Xingou horrores e foi dormir de cabeça cheia. Hehe, o bichinho do futebol pegou ele, já com 27 anos de idade.

Sabe o q é triste pra ele? Acho q o time de Jundiaí vai acabar encaçapando eles aqui no Rio...

quarta-feira, junho 15, 2005

Seu Paulo, um baluarte da malandragem suburbana carioca e colega de trabalho, tá ail na baia ao lado, vem com a seguinte afirmação nessa manhã de quarta-feira:

"Hoje tenho q ir no médido da próstata. Acho q vou levar flores pra ele".

É de uma fanfarronice invejável, uma fofura cínica inspiradora. Bom, de qq forma, q a Força esteja com Seu Paulo na sua consulta lá com o tal médico...

terça-feira, junho 14, 2005

Uma olhada pela Mem de Sá

Passar pela Rua Mem de Sá não é exatamente a coisa mais diferente pra quem costuma dar as caras pela Lapa. O tal Mem de Sá foi um dos primeiros lusitanos a mandar nessas terras aqui, era tio de Estácio de Sá, q fundou a santa cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro nos idos de 1565.

Hoje, pra maioria dos cariocas, é só a rua e me aproveito do que a tal via mostra pra quem passar por ela a fazer esse pôste.

Ela é mão única, corre na direção da Cidade Nova e não é só o fato de estar na Lapa q faz com q essa via seja peculiar. Ela começa praticamente embaixo dos arcos, os famosos Arcos da Lapa, o antigo aqueduto q hoje permite que o bonde suba até Santa Teresa. Passando por esse 'portal' começa a sua diversidade.

Primeiro se chega às casas de samba, aos bares das antigas e os mais novos. No cruzamento com a Rua Gomes Freire rola uma ruptura radical. Acaba o pedaço frequentado pela classe média. Nesse quarteirão aparecem três casas de luz vermelha, lugares de strip tease, onde as mulheres ficam rebolativas sobre palcos e mostram seus bigodes. Anda-se mais um pouquinho, mas um pouquinho mesmo, e outra ruptura. É só atravessar a Rua dos Inválidos e fica-se de cara com o Instituto Médico Legal, o IML, e várias funerárias no decorrer da rua. Mais um pouquinho à frente está a Praça da Cruz Vermelha. Onde está a antiga sede da Cruz Vermelha, o Instituto Nacional do Câncer e onde termina a Rua Henrique Valadares, onde está o combalido e sucateado Iaserj (Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro), onde o sujeito aqui nasceu.

É praticamente uma montanha russa da urbanidade carioca.

quinta-feira, junho 09, 2005

Sente o naipe da parada q recebi por e-mail:

'Contemplar o peito das mulheres, é bom para a saúde dos homens e ajuda-os
a viver mais tempo!

Foi o que revelou um estudo realizado por um grupo de pesquisadores
alemães. Concluiram que olhar fixamente todos os dias, durante 10 minutos,
para os seios de uma mulher, é tão benéfico como uma boa meia-hora de
exercícios físicos. Este estudo, efectuado ao longo de 5 anos, num grupo de
200 homens (voluntários), demonstrou que todos os que aproveitaram o
espectáculo entusiasmante e diário de belos seios femininos, sofriam menos
de doenças cardio-vasculares e tinham menos problemas de hipertensão do que
os que não olharam para os seios todos os dias.

O Dr. Karen Weatherby, que dirigiu os estudos, afirmou que: "Olhar para os
seios de uma bela mulher durante 10 minutos, em cada dia, é o equivalente a
uma meia-hora de aeróbica. A excitação sexual aumenta a frequência cardíaca,
e é benéfica para a circulação do sangue. Nós pensamos que, com tal prática
diária, os homens podem aumentar a esperança de vida em pelo menos 5 anos."'
Em meio a correria do dia estou aqui pra postar que hoje, 9 de junho, é aniversário da progenitora, Dona Glória. Vai ganhar presentinhos mais tarde.

terça-feira, junho 07, 2005

O pressurizado

Manhã no Rio de Janeiro. Meu trem rumava para a Central do Brasil onde eu pegaria mais tarde o metrô pra chegar ao trabalho. Era altura da estaçao Engenho de Dentro e entrou um camelô vendendo paçoca. "Paçoquita! Dez centavos". O vendedor tinha a maior pinta de sério, cara fechada e caixinha cheia de paçocas na mão.

Um sujeito que estava sentado perto de mim gritou pra ele: "Maicou!".

Parece q era a palavra chave pra ligar o cara. O camelô entrou numa de dar - toscamente, é bom q se diga - uma de Michel Jackson. Soltou gritinhos tipo "uh!" e imitou os passos na lua.

Obviamente os demais passageiros - eu incluso nessa - ficaram olhando boquiabertos, sem entender o q acontecia.

O pequeno show durou menos de um minuto, mas pra finalizar o camelô ainda bradou: "hoje eu tô pressurizado! sou pura pressão!" e partiu vendendo suas paçocas de novo. Eu, hein. Cada um q pinta...
Uma gripe cruel me pegou pelo pé, mas vaso ruim nao quebra fácil...

quarta-feira, junho 01, 2005

Profissão pidão

No dia 25 de maio eu postei:

"A situação fica sob controle até q... SEMPRE acontece isso. Entra um senhor negro de cabelos brancos dentro de um terno q, de tão azul, deixaria a Velha Guarda da Portela com inveja. "Aleluia! Jesus os abençoe. Estou aqui pedindo esmola! Um centavo serve! Aleluia e Jesus os abençoe". O cara não conseguiu sair do lugar, mas repetia "Aleluia, Jesus os abençoe" como um disco quebrado. Uma, duas, três, quatro..."

Pois é, ontem adivinha quem encontrei no trem? O próprio. Dessa vez pude prestar atenção com mais cuidado. Ele não usava o terno azul da outra vez, era um verde água. Sobre o braço direito carregava uma pequena bíblia e colocava a mão esquerda na frente da boca, como se fosse um tipo de megafone primitivo para aumentar (ou não) ou volume da sua mensagem, basicamente a mesma do outro dia.

O tio ficou por três estações no vagão sem parar de falar um minuto. "Aleluia! Jesus os abençoe. Estou aqui pedindo emola!. Um centavo serve! A esmola está no Novo Testamento!". Mas peraí, isso quer dizer q eu tenho q dar esmola obrigatoriamente? O tio, empolgadaço, falou q era aposentado, que tinha filho, q tinha neto. Mas continuava lá, "eu tô pedindo esmola".

Cara, fala sério. Pedir esmola é solução pra quem? O cara vai pedir esmola pra sempre? Mesmo pobre ele não disse em momento algum q estava passando fome, q precisava comprar remédio. Nada. Só deu a entender q dar esmola era obrigação pq tava na Bíblia, sei não, hein. Querer ser esperto assim já me soa perto do cúmulo do absurdo.