Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quinta-feira, setembro 30, 2004

Esse é um dos meus sambas favoritos. Uma pérola.

Poder da criação
João Nogueira e Paulo César Pinheiro

Não, ninguém faz samba só porque prefere
Força nenhuma no mundo interfere
Sobre o poder da criação
Não, não precisa se estar nem feliz, nem aflito
Nem se refugiar sem lugar mais bonito
Em busca da inspiração
Não, ela é uma luz que chega de repente
Com a rapidez de um estrela cadente
Que acende a mente e o coração
E faz pensar
Que existe uma força maior que nos guia
Que está no ar
Vem no meio da noite ou no claro do dia
Chega a nos angustiar
E o poeta se deixa levar por essa magia
E um verso vem vindo
E vem vindo uma melodia
E o povo começa a cantar
Lá, lalaiá, lá laralaiá
Olha o Fuca no buraco!!!

Fala sério. O buraco da obra da prefeitura é tão grande q cabe até um Fusca. Sinistro. Pobre fuquinha.

Pra saber onde votar

Recebi por e-mail esse link pra página do Tribunal Regional Eleitoral do Rio. É uma mnão na roda se o furingudo tiver esquecido onde vota. Nem precisa saber o número do título. Pô, é improvável q alguém saiba esse númer de cor, vâmu combiná. Com o nome completo e data de nascimento as informações vêm mastigadinhas. Mas só valei pro Estado do Rio. Não se outros TRE's fizeram o mesmo.

https://www.tre-rj.gov.br/tituloeleitor/consultalocalvotacao.htm



Abbey Road suburbano



Os figuras do Trio Calafrio, minha mais recente aquisição, fizeram uma simpática piada com a capa do Abbey Road, dos Bítous. Achei maneiro, bem mandado.

quarta-feira, setembro 29, 2004

E como são as coisas, né...
Os jornais mostram hoje assaltos sob a luz do dia na praia do Leblon. Q empáfia! No bairro da burguesia carioca! Como esses negrinhos favelados se atrevem, né? Engraçado é q questionam o fato do bairro ser um dos mais policiados do mundo. E neguinho acha q é exagero quando o comandante da PM local diz isso. Cara, tem um batalhão da Polícia Militar ali, só pro Leblon, Gávea e São Conrado! Só se esqueceram de por os papa mikes na areia.

Aí eu junto nesse bolo o piscinão da prefeitura q, reza a lenda, foi inaugurado esses dias, sem estardalhaço, em Guadalupe, Zona Norte do Rio. O grande barato da tal piscina é q foi construída onde antes existia um terminal rodoviário, construído pelo ex-prefeito Marcello Alencar. O terminal serviria para ter linhas ligando Zona Oeste e Zona Norte do Rio de Janeiro, além da Baixada Fluminense. É um lugar estratégico, q dá mão muitos pontos da cidade e do Grande Rio. Para lá tb rumariam ônibus intermucipais e interestaduais, desafogando um pouco a Novo Rio, q fica praticamente no Centro, a 20 km de Guadulpe e facilitando a vida da população q tem q se deslocar até lá embaixo. O espaço sempre foi subutilizado.

Com esses dados na mão, faço a seguinte leitura: pra q dar meio dos pobres saírem do lugar? Põe-se uma piscina perto da casa deles (assim como o Piscinão de Ramos) pra q eles não se atrevam a ir pras praias incomodar a classe média carioca. Exagerei? Hmmm.... Sei não... Sem querer esconder o fato de acontecerem assaltos, tanto faz se na praia, na calçada ou seja lá onde for. Mas com a exposição machetada desses acontecimentos estamos, a meu ver, fomentando o medo e a desconfiança entre as classes sociais dessa santa cidade.

Não satisfeito, ainda jogo outra parada nesse bolo. A execução de dois sujeitos pela Coordenadoria de Operações Especiais (Core) da Polícia Civil no Morro da Providência, tb essa semana. A Core reúne (ou reuniria) os policiais de elite da Policia Civil fluminense. Tinha os dois caras sob seu domínio (no alto do morro) e os quebrou, sem pena, sem dó, sem piedade. O Dia mostra hoje q a execução foi premeditada visto q um tapete já estava do lado dos futuros presuntos. Pra q? Pra facilitar no transporte dos corpos pra fora da Providência.

Aí hoje escutei q não tinha problema, "eram bandidos". Ah... então só a classe média tem direito a vida? Foi o q entendi. Tudo bem, um dos fuzilados já era envolvido com parada errada e outro era um adolescente. Até q se prove o contrário, não tinha NADA q justificasse sua execução.
Sabe o "silêncio sorridente" q o Caetano cantou sobre a Chacina no Carandiru? É o mesmo q vejo agora. Algo do tipo “tiveram o q mereceram”. Esse caô de q vivemos em guerra civil me parece fazer sentido diante dessa atitude de muita gente. Estamos em guerra com qq cara q seja favela, pois se é favela, oferece perigo.

Eu tenho mais medo do pensamento pré-nazista da classe média carioca do que do risco q vem das favelas.
Um comentário ufanista

Tá bom, tô querendo limpar minha barra. Mas ondo no Rio de Janeiro um senhor se aproximaria de outra pessoa pra uma simples conversa enquanto caminhava para casa? O clima de medo propagado é tão grande q as pessoas começam a ficar com medo de falar com as outras na rua. Só mesmo no subúrbio dessa cidade uma cena dessas seria possível. Pensei em fazer uma camisa "Orgulho de ser suburbano". Q tal?
Q vergonha de mim
O retorno pra Bangu, pra variar, foi no trem. Peguei o Santa Cruz das 19h25 na Central. Pulei fora da composição já por volta das 20h, em Guilherme da Silveira. Passei a roleta que dá saída da estação. E comecei a caminhar. Nisso, um senhor de sapato preto, calça jeans, camisa quadriculada e uma maletinha, havia passado tb a roleta e pegava o mesmo caminho q eu.

A diferença de temperatura de quando pegamos o trem na Central e descemos na nossa estação era grande. Havia baixado uns três graus mais ou menos. Rolava um ventinho dando pinta q o tempo ia virar.

Susto
Ele se aproximou e falou do tempo. Algo do gênero “esse tempo mata nossa saúde”. Puts, levei um susto. Passei uns rápidos instantes de medo. Medo! Eu tive medo dum cara q é trabalhador e desceu do trem comigo!! Q vontade de por a cabeça num buraco na terra. Respondi ao senhor e seguimos conversando por cerca de 500 metros.

Ele falou q parte da culpa dessas mudanças climáticas meio loucas é nosso pq descuidamos do meio ambiente. Concordei e falei q, por exemplo, nós mesmos sujamos horrores os rios q cruzam as Zonas Norte e Oeste da cidade e que deságuam na Baía da Guanabara. Acabamos culpando municípios da Baixada e outros mais pobres injustamente.

Simplicidade
Ele veio e falou q procurava não sujar nada. Guardava papéis nos bolsos pra jogar em casa e procurava jogar coisas fora nas lixeiras e não no chão (coisa comum no público ferroviário).
Falou q tinha visto cidades no interior onde não se via papel no chão. Disse q já tava velho, com 50 anos, pra acreditar q veria as pessoas sendo mais educadas.Chegamos à esquina das Ruas Ribeiro de Andrade com Francisco Real.
Segui pela Ribeiro, ele foi pela Francisco Real. Não sei seu nome, não sei onde mora, não sei qual sua profissão, provavelmente nunca mais o verei e, se vê-lo, não vou conhecê-lo. Sinto vergonha pela minha primeira reação, mas a simplicidade do senhor conquistou minha simpatia.
Devo estar convivendo demais com a galerinha classe média amendrontada demais. Eu nunca teria levado um susto nessas condições. Muito pelo contrário. Fazer o q? Já passou. Logo eu q vivo tacando pedra nesse tipo de preconceito fui acabar fazendo a mesma coisa.

terça-feira, setembro 28, 2004

Sem noção...

Lá foi o mané do Vicente procurar um livro sobre eleição. Vi q o Maurício Dias tava pra lançar esses dias um sobre o poderio econômico nas eleições e como isso mela a nossa tão propalada democracia.

Aí vejo o Além do Espelho, do João Nogueira. Compro. Aí, vejo o Trio Calafrio (Barbeirinho do Jacarezinho, Marcos Diniz e Luiz Grande). Compro. Aí, já na saída o livro Heranças do Samba, do Aldir Blanc, Hugo Sukman e Luiz Fernando Vianna me chamou pelo nome. Resultado: tb comprei. Eu nao tenho noção, né. Sou um mané.

Mas na boa, sou mané feliz pelas novas aquisições culturais. hehehehehehehehehe.
Links, mais links com joguinhos felizes para quem tá podendo passar alguns intantes brincando na internet.

O mané do Pinô, o furingudo q trabalhana na baia ao lado e passa o dia a impregnar a paciência do Vicente, mandou esse aqui.
http://www.ally.com.ru/mmedia-genser-3.htm

É um jogo russo. A parada é só tirar o carro do labirinto seguindo as mãos corretas. Claro q eu nao consegui tirar o carro do tal labirinto.

E esse aqui é dum cachorro q fica pulando pegando bolas e frisbis. O melhor é quadno ele morde um granada... Explode e vai cachorro pra tudo quanto é lado. Super meigo, super delicado. Juliana, q é realmente fofa, mandou. O link tá aí pra jogo:
http://crass.on.ru/flash/dogcatch.html

Depois do perrengue do gás, a informação:

Dona Glória nos disse q vazará para Região dos Lagos. Ficará com Seu Carlos até o fim de semana em Rio das Ostras. Pô, eu e Irmão-Léo ficaríamos tranquilaços sem gás até lá e sem esquetnar a cabeça, né... Ao menos o botijão novo já tá no esquema.

Espero q o sol continue pra ela pegar praia na maior tranquilidade.
Pedido de mãe é pedido de mãe

Após a tradicional e diária maratona de volta ao lar (como eu valorizo, né), Dona Glória deixou uma surpresinha pros filhos.

A situação: Vicente, o ser sempre reclamador q mantém esse blógue, sai do trabalho às 19h30, já com o prédio no escuro (a luz se apaga às 19h e quem ficar trabalhando depois q se dane). Caminha da Candelária até o Castelo. Pega o 393 (o Catelo-Bangu). Desce na Avenida Santa Cruz. Caminha os 800 metros de sempre até o Parque Leopoldina, pedaço bangüense onde resido. Chega em casa. Abre a porta. Olha pra geladeira. Vê um papelzinho grudado com um imã na porta do aparelho. Caminha pensando se o recado é pra si ou pro irmão e lê:
"O gás acabou. Tem q trocar o botijão. Tem um cheio lá fora. Quem chegar primeiro pode fazer a troca? Beijo. Mãe".

Sim, na Zona Oeste do Rio e em vários pontos da Zona Norte não há gás encanado. A gente compra mermo dos caminhões q passam pelas ruas vendendo os botijões cheios.

Aí eu me perguntei, p q eu cheguei antes q me irmão?! P q?! Bem feito, pedido de mãe é pedido de mãe. Deixei minha mochila na escada e fui procurar o tão botijão. Nessa, chega o fiel escudeiro Irmão-Léo, mas eu já tinha abraçado a 'missão'. Peguei o bujão cheio e, na boa, como o bicho é pesado. Milhões de toneladas de Gás Liquefeito de Petróleo. Levei até o lugar onde estava o velho e já vaiza e onde deveria entrar o novo. Fica tudo do lado de fora da casa. Seu Carlos, pessoa projetista que é, fez um pequeno gasoduto q vai do quintal até o fogão. Vicente, pessoa mané q é, nunca havia prestado atenção na sacada paterna...

Eu queria entender pq depois de terem criado tanta tecnologia ainda é tão dificil desatarraxar o bocal do botijão? Não há uma ferramenta q seja eficiente. Tava lá o prego do Vicente, sentado no quintal, sem camisa, de calça de prega e sapatados, trocando o botijão. Pior, consegui desatarraxar o bocal, tirar o o vazio e colocar o novo. Resolvido? Má resolvido nada... O bicho não parava de vazar gás. PUts, aquele cheiro impregnante tomando o quintal. Eu me sentia um quase-homem bomba.

Irmão-Léo, o caçula sagaz, pegou uma barrinha de sabão de coco pra malandragem clássica de raspar uns pedaços e vedar o vazamento. Enquanto o gás continua vazando, a gente vê pq faz bolha. Em dado momento, tudo pareceu resolvido. O mutirão os irmãos Cardoso pra deixar sua mães feliz parecia ter funcionado.

Dá-se alguns minutos, Dona Glória chega em casa. Viu q fizemos a troca. Foi lá, olhou. E reclamou. "Vcs colocaram isso direito? Tá um cheiro horrível de gás".

Q sensação de derrota...

Irmão-Léo foi lá, viu qual era, lascou sabão de coco de novo e salvou a noite.

Ufa. Aí sim pude realmente chegar em casa e ir pro meu quarto.

Perrenguinho doméstico, hein.

segunda-feira, setembro 27, 2004

Tudo ta interligado...
A ruptura brutal q a cidade vive, a concentração de renda em alguns cantos, os bolsões de miséria (geralmente as favelas apontadas como mais violentas), a crescente sensação de medo q o carioca comum tem...
A classe média parece estar optando por se fechar ainda mais dentro dos seus valores, condomínios e prédios. Se fecham tanto q deixa aqueles q não fazem parte do grupo do lado de fora das grades. Pior, aqueles q parecem lhe oferecer perigo são logo tratados como inimigo.
Aproveitando o momento vem o PFL com sua forma de pensar justamente calcada em valores tradicionalistas e se depara com a classe média carioca procurando cada vez mais se abraçar nas suas antigas tradições. Prato cheio pra eles q vão se estabelecendo por aqui ao cultivar essa dicotomia em ricos x pobres.Puts, tenho medo do está por vir...
E o eleitorado carioca?
O Rio já foi tido como um lugar de vanguarda. Logo na primeira eleição direta pra governador Leonel Brizola foi levado ao governo do estado, no distante ano de 1982. O mesmo aconteceu em outra vez com o próprio Brizola e com seus candidatos. O eleitor carioca se opunha ao poderio econômico, ao poderio da mídia. Votava com um pensamento amplo, nacional. A cidade era um referencial político. Hoje, puts, hoje já era. O carioca ta prestes a dar uma carta branca ao PFL, uma das forças mais tradicionalistas, de novo pra comandar nossa cidade.
Não me sinto nada confortável com essa situação. Não vejo com bons olhos. Tenho medo do Rio ficar ainda mais desigual, com as áreas nobres cada vez mais diferenciadas das áreas mais pobres. Dessa forma não vai tardar o dia em q vão cobrar pedágio pra galera q mora em outros cantos entrar nos cantos mais abastados do Rio. O q já acontece na Linha Amarela.
A saúde pública municipal ta cagada. O transporte público pras áreas suburbanas é uma zona. Funciona mal e porcamente. A Avenida Brasil q a prefeitura cagou mó goma pra ter sob sua responsabilidade continua um mafuá com engarrafamentos em todo santo dia.
Pros bairros fora das áreas abastadas só ouço o prefeito falar que vai construir vilas olímpicas, ampliar o Favela Bairro ou o Rio Cidade. Q mane, não conhece o Rio. As favelas são pontos q merecem verdadeira atenção, mas e os demais moradores da cidade? As favelas (nas Zonas Sul, Norte e Oeste) contam com apenas 10% da população da cidade. E os demais suburbanos q não são favelados? Será q vou ter q morar numa favela pro prefeito perceber q eu existo?
Ta chegando a hora da eleição. Está se configurando uma vitória tranqüila do César Maia ainda no primeiro turno. Medo, muito medo. Está se configurando tb a falta de expectativa do eleitor carioca em relação aos políticos da cidade. Não há ninguém com expressão por esses lados. Bom, os mais expressivos são o próprio prefeito quase reeleito e os Garotinho, q estão no governo do estado. Imagina só... os Garotinho como nomes mais expressivos da política local... O Rio de Janeiro mais parece uma república das bananas com esses caras na condução do Estado.

Os Garotinho ainda tão numa de ameaçar não liberar verbas pros candidatos adversários q venceram eleições municipais. A política fluminense é hoje algo menor, entristecedor, desmotivantes.

O q esses caras estão fazendo com meu estado???
Tava lá eu saindo de casa dentro do tradicional atraso quando o molecular toca. Eu atendo. Um voz diz:

"Gostaria de falar com a Alessandra q vende frango".

Eu achei q era trote. Mas respondi educadamente dizendo q o número era meu há dois anos. O cara ficou tão sem graça q deu pena. Mas, na boa, como é q tu liga pra alguém perguntando pela Alessandra ou Adriana (sei lá!) q vende frango?

domingo, setembro 26, 2004

A quem interessar possa:

Tô na área de novo. Voltei da estranha cidade ao sul. Foi muito bom, mas voltar ao Rio é algo bom demais tb. Descer no Santos Dumont e sentir aquele cheirinho de maresia subindo pelas narinas... puts, é maneiríssimo.

quarta-feira, setembro 22, 2004

Só pra constar...

O dia hoje tá um esculacho!! Céu azul. Nuvem? O q é nuvem? Tem nenhuma, nenhuminha mermo.... Eita cidade ixpetáculo, né, não?

Enquanto isso... estou eu na minha estação de trabalho, diante de uma janela com persianas fechadas q dá de frente pra uma enorme, simpática, emocionante e inspiradora parede cinza... Antagonismos do meu cotidiano.
O PPS carioca mais uma vez baixa na capital paulista

Já é. Hoje a noite baixo por lá. Naquela estranha cidade. Naquele lugar cheio de gente q nao sabe dar informação. Fazer o q? É mais forte q eles. Já fui até qualificado como varzeano ao dizer isso. Agora, sabe-se lá o q quer dizer essa palavara estranha... Varzeano? Eu? Sei nao, hein.

Bom, devo ficar até sexta-feira ou até sábado. Ainda não sei. Só sei q vou ver se dou um jeito de aproveitar minha estada por lá. Sabe o q é o pior? Eu gosto de São Paulo... Não sou um vendido a ponto de dizer q prefiro aquela estranha cidade ao sul a minha Santa Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas eu gosto de lá. Será q vou pro inferno por conta disso?

terça-feira, setembro 21, 2004

Clarissa, Baiano, Nicolau, Ana Helena, Karina&Maurício, Alê&LodroPalmo, Marcelo, Fernandak, Marquitous, Viviane&Vágner. Vi todos. Faltou Fábiolino (aquele furingudo mascarados q quis ir pro churrasco duam repórti da Tv Globo), Carminha e Iuri. Deixa quieto, em outra vez vejo essas cabeças.
Eu nao sabia q o Lago Oeste era tão longe...

Clarissa fez sua festa na casa dum outro jornalista no Lago Oeste. Blógue, tal Lago Oeste é longe pra burro da mais próxima massa d'água. É praticamente em Sobradinho... Tem até q pegar a BR rmo ao norte do Distrito Federal. Bom, o q vale é q o lugar é na meiuca do Cerrado. Má na meiuca mermo. Muito maneiro, muito bonito. E o céu durantea noite? Estralhadaço. E o céu durante o dia? Azulzíssimo sem nem um rascunho de nuvem. Afinal de contas, é seca, né?
Impressões da capital federal

Elas continuam as mesmas. Brasília é definitivamente uma ilha. As pessoas têm grana, são bem nutridas, têm instrução, têm carros novos. Mas só no Plano Piloto e suas cercanias. Nem parece Brasil. É uma 'ilha da fantasia' mesmo. Bom, faz parte da diversidade brasileira. Gosto muito dos amigos q tenho por lá e para vê-los dei um jeito de ir até lá, pq se fosse só pela cidade... xi... a volta até a capital federal talvez jamais acontecesse.

Mas a secura... Q perrengue de secura.
Cris, uma adorável coleguinha gaúcha, hoje em dia moradora de São Paulo, e q conheço desde os tempos de Movimento Estudantil enviou o e-mail. A matéria, q eu já li, faz um alerta q merece ser olhado com cuidado.

Gente,
Peço a atenção de vocês e uma ajudinha para divulgar mais esta matéria feita pela Agência Repórter Social que não encontra "vazão" na nossa grande imprensa. (Outros exemplos são uma grande matéria sobre uma organização de juízes do Rio Grande do Sul que visitam acampamentos do MST, passam dias dentro de presídio, para conhecer os movimentos sociais e os problemas da população mais carente do país. Mas claro, isso não tem interesse público. Se quiserem ler a entrevista, entrem na entrevista atual e o link estará ao lado.)
Beijos
Cris
http://www.reportersocial.com.br/noticias.asp?id=719

Caros, acima está o link para a seguinte matéria, publicada no site da Agência
Repórter Social:
"Nazismo, racismo, xenofobia, pedofilia: conheça o outro lado do Orkut"
Como a grande imprensa está ignorando solenemente essa realidade, por favor,
divulguem na medida do possível. Conforme as próprias fontes da reportagem
dizem, está-se abrindo um precedente perigoso para a própria democracia no
Brasil - liberdade de expressão sem sua contrapartida, punição no caso de
excessos, em boa parte flagrantemente criminosos.
Difícil dizer o que mais choca - se a defesa de estupro nas comunidades contra a
garota da Embratel, se os nazistas se organizando, se o ódio a baianos ou
nordestinos ou judeus.
O incrível, o mais incrível, o absolutamente incrível, é que milhares de pessoas
e entre elas formadores de opinião comecem a achar tudo isso "normal".
abraços, Alceu Castilho, editor-executivo, Agência Repórter Social


Nota do Vicente: O Repórter Social é do cacete. Vou tomar vergonha na cara e quadno colocar os links aqui do lado, com certeza teremos atalho pra lá.

segunda-feira, setembro 20, 2004

E o Mais Querido, hein?

Ah, muleque. Descobriram q sabem fazer gol. Q mané Segundona. Fala sério. Se duvidar ele aidna termina entre os dez primeiros desse campeonato...

Será q to dando uma de torcedor muito apaixonado agora?
Estou de volta. Por volta de 8h30 dessa manhã o vôo 2077 da Vargi me desovou na Santa Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Tô na área, com os lábios super detonados por conta da já conhecida secura brasiliense, mas com um enorme sorriso no rosto por ter visto mó galera.

Acho a capital federal uma cidade chata, bem chata. Mas, como já havia postado quando morava por lá, q tem um enorme talento pra juntar gente legal. Graças a Clarissa e seu super aniversário no sábado pude rever uma penca de cabeças super força amiga.

Depois volto a postar sobre isso aqui.

Esse pôste era só pra dar conta de q TÔ NO RIO DE NOVO. hehe.

sexta-feira, setembro 17, 2004

Partiu o bonde pra Brasília.

Fui.

Segunda por la mañana PPS tá na área, na Santa Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
"Pra se emocionar e chorar"

Jacomo Negão, camarada q é um dos editores do Globo Esporte, liga pro seu celular pra dizer: "Veja amanhã o Globo Esporte, estamos editando uma matéria pra emocionar e fazer chorar sobre o centenário do América. Ó, é pra gravar". Puts, fiquei até tenso. Não terei como gravar, estarei em Brasília. Sei q devo, mas nao sei como fazer. Bom, a primeira missão será assistir o programa pra ver a matéria. Se o cara q tá editando me liga pra dizer pra eu ver, eu TENHO q ver.
Centenário Rubro

Neste sábado o queridíssimo América Futebol Clube completa 100 anos de história. Canta parabéns aí. Mas parabéns em vermelho por conta das cores do time de Seus Carlos. Como ainda não pus link pra ninguém, dou aqui do do clube.


Ordem de Deus
Para evitar constrangimentos e desentendimentos religiosos nos trens que circulam pela SuperVia, a empresa decidiu organizar os louvores e estipulou que os evangélicos façam seus cultos no terceiro vagão traseiro. É que a turma vinha incomodando os adeptos de outras religiões quando resolviam pregar aleatoriamente.


Deu hoje na coluna Gente Boa, do Globo. Já era hora de serem criados limites... Vamos ter respeito pelos outros, né. Isso é uma democracia, mas respeitar a diversidade é sempre bom. E já sei q nao passo perto do tal vagão pq é impregnante demais.
Odeio o “eu sou do bem”
Eu nunca havia postado sobre isso, mas e daí. Agora posto. Puts, poucas coisas me irritam mais do q isso atualmente. Se alguém é do bem, não precisa ficar se apresentando dessa forma. Eu já duvido logo de um indivíduo q já chega falando isso... penso logo ‘se o cara ta falando isso é pq anda dando motivo pra pensar o contrário’. Eu, hein. To fora desse povo ‘do bem’.

quinta-feira, setembro 16, 2004

Passei o dia inteiro pensando em uma coisa... O q será do Maracanã sem sua folclórica geral?

Fico preocupado, é sério. Era o lugar mais democrático e mais barato pra ver os jogos. Td bem q eu prefiro a arquibancada verde, aquela atrás do gol. Se ela tá muito muvucada, parto pra amarela. E o Maraca 'tiver num perrengue só, melhor correr pra branca, aquela bem no meio. Mas a geral sempre foi o refúgio por conta do valor do ingresso (5 conto) e da liberdade de todo mundo correr atrás da bola, acompanhando a jogada. Correr pra trás do gol na hora do pênalti...
Será q os 'geraldinos' vão ser extintos?
Hoje muita gente deve ter estado ocupada por aí, né. Recebi vários links por e-mail.

Tem o do Mamute. Cruel demais. Crudelíssimo:
http://www.infonegocio.com/xeron/mamut.html


Tem o do piloto do helicóptero. Como Deus é um cara maneiro, fez com que eu nascesse no Rio e tivesse outras opções de vida. Fui jogar isso aí e posso dizer q meu desempenho foi ridículo:
http://www.hurtwood.demon.co.uk/Fun/copter.swf

E o testo do QI. Teste do QI??? Não creio... Pois é, também recebi.
http://www.caiuaficha.com.br/testeqi/testeqi.html
Ainda não fiz o teste, assim q der eu resolvo isso.
Assim fica difícil, né, não. Eu torço, torço, torço, mas os caras têm q ajudar. Dois jogos criando um bando de chance de gol e não fazendo nao dá. Assim, mermão, vem Segudona pela frente. Vâmu acertá o pé, cabeçada. Vâmu acertá os chutes no gol. Nesse fim de semana, pra variar, tô acompanhando de novo o jogo contra o Goiás. Tenho fé, os furingudos vão acertas a bola entre as balizas.

quarta-feira, setembro 15, 2004

Hoje o jornal local da TV Globo mostrou o q seriam as propostas do candidatos à prefeitura do Rio pra Bangu.

A matéria diz o seguinte:

Na casa da empresária Sonia Maria da Silva, para onde se olha tem um ventilador funcionando. Só no quarto dela são três - sem contar o do escritório e o que fica na cozinha. "Morando em Bangu, onde 43º C é quase uma rotina, a gente tem que se preparar", comenta.

Ela vive no bairro mais quente do Rio, que, junto com Padre Miguel, Santíssimo e Senador Camará, forma uma região administrativa.

Essa região começou a crescer a partir de 1889, com a chegada de uma fábrica de tecidos, a maior do Brasil no setor têxtil. Na época, muitas pessoas foram trabalhar ali. Trouxeram as famílias e se instalaram na região, onde vivem hoje 420.503 moradores.

A fábrica está quase toda desativada e vai se transformar em um shopping, seguindo o forte da economia local que é o comércio. "Nós encontramos de tudo o que precisamos", aponta Terezinha Freire, professora.

A região também é conhecida por causa do conjunto de presídio de Bangu, o maior do Brasil, e pela escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel. Por tudo isso, quem é morador, como a empresária Sônia, quer saber: "Candidatos, com a proximidade das eleições, eu gostaria muito conhecer as propostas para a minha região", diz uma moradora.

Marcelo Crivella (PL):

“Nós precisamos ter investimentos curtos maciços em Bangu para poder, na zona franca social, desenvolver a pequena e micro-empresa e até cooperativas e dar emprego ao nosso povo”.

Jandira Feghali (PC do B):

“Em parceria com o estado trazer o trem de Santa Cruz como metrô, e não como o trem que é hoje, com a velocidade, freqüência e conforto da linha do metrô”.

Luiz Paulo Conde (PMDB):

“Transformar todas as comunidades carentes em bairro, urbanizando, dando saneamento e educação, escola e saúde também”.

Nilo Batista (PDT):

“É uma região com muita coisa para fazer e se formos eleitos, vamos estar presentes lá”.

André Corrêa (PPS):

“Estamos projetando a construção de oito postos de saúde funcionando 24 horas para desafogar a rede hospitalar. Uma outra questão é a segurança, colocando a Guarda Municipal como componente no policiamento ostensivo”.

Cesar Maia (PFL):

“O Rio-Cidade de Bangu que está revitalizando Bangu, as vilas olímpicas, a Vila Keneddy e da Vila Vintém, e o Rio-Cidade de Realengo”.


Aí eu vou e digo, 43 graus é quase um rotina, dona Sonia??? Onde??? Peraí, vamos pegar leve com o lado folclórico, né...

E é engraçado o atual prefeito vir falar que o Rio Cidade está revitalizando o bairro. Só mostra q nao sabe nada daquele pedaço do Rio. O tal projeto é uma grande bobagem que pôs esguichos de água e chafarizes que mais parecem canos estourados pelo calçadão.

Bom, o link pra página o texto tá publicado e o link pro vídeo tá aqui.
Banditismo Por Uma Questao De Classe
Chico Science
Há um tempo atrás se falava de bandidos

Há um tempo atrás se falava em solução
Há um tempo atrás se falava e prograsso
Há um tempo atrás que eu via televisão
Galeguinho do Coque não tinha medo, não tinha
Não tinha medo da perna cabiludaBiu do olho verde fazia sexo, fazia
Fazia sexo com seu alicate
Oi sobe morro, ladeira córrego, beco, favela
A polícia atrás deles e eles no rabo dela
Acontece hoje e acontecia no sertãoquando um bando de macaco perseguia Lampião
E o que ele falava outros ainda falam
"Eu carrego comigo: coragem, dinheiro e bala"
Em cada morro uma história diferente
Que a polícia mata gente inocente
E quem era inocente hoje já virou bandido
Pra poder comer um pedaço de pão todo fudido
Banditismo por pura maldade
Banditismo por necessidade
Banditismo por uma questão de classe!

P q postei a música? Pq tive vontade, ora. Pq ontem vendo o meu novo DVD com a Nação Zumbi fiquei amarradão assistindo os caras mandando ver. Hehe. Só fico bolado por uma coisa, tem show da NZ 17 e 18 desse mês, no Circo Voador, justamente quando estarei em Brasília... Ó vida, ó azar... O último show q assisti no Circo foi justamente da Nação ainda com Chico.

Em tempo, usei versos dessa música na abertura da minha monografia nos idos de... sei lá, acho q 96...
Salve a criatividade desse povo. A Feira de São Cristóvão tá com um concurso na área. Élcio "Camarada" Braga fez matéria pro O Dia hoje falando da iniciativa. O link pra matéria completa pra tá no parágrafo aqui.

Concurso arretado de bom!
Estão abertas inscrições para escolher a mais bonita nordestina do Rio. A primeira apresentação das candidatas será no dia 24
Élcio Braga
Muito cabra da peste vai pedir arrego. Estão abertas as inscrições para o concurso “A mais bela nordestina”, no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, o Gonzagão, no Campo de São Cristóvão. A candidata a Miss Macaxeira (mandioca), como a eleição vem sendo conhecida, tem de possuir entre 18 e 25 anos, morar no Rio e ser natural ou filha de nordestino. A escolha ocorrerá em grande festa, dia 29 de outubro, às 20h. A disputa promete ser da moléstia.

terça-feira, setembro 14, 2004

Pára! Pára! Pára!

DVD da Nação Zumbi? Ninguém me falou nada! Ninguém me avisou! Pois bem, dando uma volta após o almoço nao é q me deparei com o Propagando, um DVD com show da NZ? Comprei, né. Tá na mão. Só q essa josta de computador não me deixa assistir. Vou ter q esperar pra ver em casa.




Ó as faixas q tão no DVD:
1. Mormaço
2. Samba do Lado
3. Quando a Maré Encher
4. Propaganda
5. Maço
6. Prato de Flores
7. Blunt of Judah
8. Carimbó
9. Know How
10. Remédios
11. Pout-Pourri: Zumbi x Zulu, Banditismo Por Uma Questão de Classe, Um Satélite na Cabeça
12. Amnésia Express
13. Purple Haze
14. Meu Maracatu Pesa Uma Tonelada
15. O Cidadão do Mundo
16. Manguetown
Pout-Porri: Da Lama Ao Caos, Ponta de Lança Africano (Umbabarauma)
O q o camelô vendia?
Ontem peguei o Santa Cruz de 18h55. Entenda-se q peguei o trem q parte da Central do Brasil rumo ao terminal de Santa Cruz, cruzando a Zona Oeste do Rio de Janeiro, q sai às 18h55. Na Central não pode, mas é só sair da gare que os ambulantes sacam seus produtos de dentro de bolsas e mochilas e começam a vender.

Ontem, já entre a Vila Militar e Magalhães Bastos entrou um sujeito no vagão onde eu estava com seguinte discurso:
“Tá barato, né? Parece roubado, mas eu não roubei. Peguei do caminhão q virou perto de casa!”. Ah, q bom, né. Não roubou, só saqueou. O pior é que fiquei curioso pra ver o q era. De longe identifiquei um pacote de cor metálica, algo tipo râfous. Não deu trinta segundos o cara tinha vendido tudo. Nem escutei o q era e nem o preço...

Q era aquilo que ele não roubou, mas tava muito barato?!!!

segunda-feira, setembro 13, 2004

Um preto, pobre e suburbano carioca em Brasília
Não, não volto a cidade pra morar! Volto para rever os amigos que tão lá sujando o pé naquele chão vermelho e mal vendo o suor descer por conta da secura do Planalto Central. Clarissa, mulher q me recebeu e me alimentou com cerveja durante minha estada na cidade, faz aniversário. Diz q vai fazer um festão e nem vai usar o seu apartamento com medo de criar quizumba séria com a vizinhança. Puts, pra ela ficar com medo disso é pq a festa vai ser coisa muito profissional...

Prometi levar uns CDs pra moça. Tô correndo pra providenciar 10 'xerox' de alguns disquinhos q tenho pra dar a moçoila.

O aniversário da pérnambucana é quarta-feira, mas a comemoração é sábado. Aí, pus no pacote reencontrar personagens folclóricos q tornaram minha vida por lá bem agradável, por mais q eu reclame da cidade: Nicolas, Fábio Lino, Baiano, Alê e Karma Lodro Palmo (vulgo Iara), Karina e Maurício, Ana Helena, Mônica... (se esqueci alguém já fico aguardando o esporro) figuras q devem estar lá na festa de Clarissuda. Não satisfeito, ainda vou procurar fazer socéba (a mesma coisa q social) com Marquitous, Fernandak, Iuri, Carminha e Viviane - amiguinha q tá lá há pouco tempo.

Será q vai dar? Hmmm... Sei nao, mas nao custa tentar.
Mais uma estranha vinda para o trabalho...

Será q essas coisas só acontecem na segunda-feira? Qq dia faço uma pesquisa nos arquivos do blógue pra ver se isso é verdade.

Hoje, às 8h20, peguei a van em Bangu com destino ao Castelo, no Centro do Rio. Não eu não vou até o Castelo, eu pulo fora na esquina da Rua Miguel Couto, é a última parada na Presidente Vargas antes dela virar à direita na Rio Branco.

Como dormi tarde ontem, acordei tarde hoje. Sonolento, pensava em dormir na vinda, como até já é usual.

Aí entrei na van, fiquei na fileira láá do fundo. Na fileira bem na frente (o carro tinha quatro fileiras), percebo um senhor meio louro, meio grisalho numa daqueles jaquetas pretas q mais parecem plástico. Vinha ele bem no cantinho com aquele balançar de cabeça q mostra logo q o sujeito tá dormibundo. Puts, nao é q começou a roncar! Aquele ronco meio preso, meio engasgado q ia e voltava. Era o suficiente pra me incomodar e nao deixar dormir. Fiquei torcendo pro motorista lascar um lindo freiadão. Freiou. Acelerou. Freiou. Acelerou. E o sujeito acordava, dormia. Perdi. Torci contra e o mané roncou até o Centro.

Mas nao foi só isso!!! Exatamente ao lado do roncador, e na minha frente, veio um cabo eleitoral. Td bem, era um cabo eleitoral com discurso de chefe. Ficou 40 minutos no celular ligando pra um bando de gente falando com uma altura q nem te conto. Vez por outra mandava um "mas eu pago pra ele trabalhar!".

Disse q foi do gabinete de um certo deputado federal e secretário de Estado aliado dos Garotinho, tava dando informação pra um dos caras com quem falou pra falar com um camelô preso pela Polícia Federal q tava sob custódia no Presídio de Água Santa, ali no Grande Méier. Se o camelô foi preso pela PF é pq ou roubou carga em outra unidade da federação ou tá envolvido com contra-bando.... Deixa quieto, Vicente...

Mas o q eu ia fazer se o cara ficava falando bem na minha frente quando eu queria dormir?!

Nao satisfeito ainda veio impregnando ao acertar detalhes de um showmício sabe-se lá onde e quando.

Doloroso início de semana, hein.

domingo, setembro 12, 2004

A descoberta do meu 'Quase-irmão'

Essa é uma história q penso em postar há algum tempo. Quer dizer, desde o início do blógue, mas acabo sempre deixando pra depois, pra depois e pra depois. Na realidade aconteceu há possivelmente dez anos. Estava com a galera da faculdade, estávamos terminando o primeiro ano, ou segundo período, como queira, como estudantes de Comunicação Social. Havíamos formado um grupo que existe até hoje. Já tem gente casada, já tem gente com filho, um desses debandou, o trabalho acaba por nos afastar um pouco, mas continuamos todos amigos com alguma proximidade.
Era noite de 31 de dezembro e estávamos reunidos na casa de Léo Magrinho, no Grajaú. Favor não confundir com Irmão-Léo, esse é de sangue mesmo. Falávamos bobagens, comíamos qq coisa enquanto passava na televisão, pela Bandeirantes, um show do Jorge Ben, ao vivo, q acontecia em algum lugar de São Paulo.
Começamos a falar sobre os fogos de artifício, o barulho ensurdecedor que por vezes pinta junto com a quantidade formas e cores iluminadas. Os pais de Léo Magrinho, claro, estavam conosco.
Eu lembrei de uma história q Seu Carlos contava. De quando era moleque e morava em Guadalupe, que o paiol do Exército tinha explodido e os moreadores do bairro, fungindo daquela situaçao começaram a fugir enquanto as explosões corriam soltas pela área militar. Contavam que partes de explosivos caíram sobre casas e até mesmo algumas chegaram a pegar fogo.
A mãe de Léo Magrilho olho pra mim e disse: "vc não é filho do Carlos?". Pois é, Seu Carlos era o tal Carlos.
Ela disse: "eu lembro dessa história, tb morava em Guadalupe nessa época. Fui namorada do seu pai".
Xi... A surpresa foi tão grande q fiquei mudo de tõa sem graça. Como assim a mãe do meu camarada tinha sido namoradinha do meu pai? Pois é... coisas desse mundo maluco q nao pára de girar...
Na hora Léo Magrinho, tão espirituoso quanto magrinho, veio já me chamando de quase-irmão. Hehe. E não é q era verdade.


sexta-feira, setembro 10, 2004

Dia 18 é aniversário do América. Saaaangue! Saaaangue! Infelizmente o simpático time rubro-carioca só fez feio na Terceirona, foi o últiomo colocado num grupo q tinha o Atlético Sorocaba, a Portugues Santista e a Portguesa da Ilha do Governador, aqui do Rio. O América fez o favor de fazer apenas um ponto em nove possíveis.

Bom, vida q segue. Como o aniversário desse time q adoro está chegando, vou botar um dos postais q eles disponibilizam em seu site:



Granada na saída do Rebouças?!

Ó, na boa, deparar-se com uma granada no túnel q liga a Zona Norte à Zona Sul me parece estranho. Estranhíssimo. Um granada? Ali? Onde não tem guerra de traficantes? Onde os papa mikes não trocam tiros com a galera do bicho? Sei nao, hein.

Q granada é essa? Ela pode explodir mesmo ou é daqueles q o vovô guarda como lembrança da Segunda Grande Guerra?

O fato é q o tal explosivo melou parte do trânsito da cidade, fechou uma das três pistas de saída do túnel na chegada ao Jardim Botânico, Lagoa e Humaitá e criou, mais uma vez, sensação de medo no morador deste lugar.

Sei lá, pode ser premeditado dizer isso, mas essa granda na saída do túnel me parece algo feito de propósito só pra quizumbar o clima.
Comentários

Graças ao toque do companheiro Guilherme Vicsil os comentários do meu blógue estão no lugar certo. Agora me resta arrumar esse lado direito do blógue q tá meio cagado ainda.

quinta-feira, setembro 09, 2004

Pensamento futebolístico...

O q dizer de uma seleção Alemã q tem um goleiro de quem muito se fala, mas pouco joga. Ontem, meu camarada Sodré disse q o Oliver Khan deve ter o melhor assessor de imprensa do mundo, dizem q Khan é o melhor goleiro do planeta, mas até agora espero pra ver uma atuação boa do mané.

Mas o melhor são os atacantes, o Gerald Asamoah, um negão-alemão. Só tem um detalhe, nasceu em Gana. E o engraçado, o cara q fez o gol pelos germânicos, Kevin Kuranyi, é de Petrópolis, aqui pertinho do Rio, já na serra. hahaha. A Alemanha nao é mais a mesma.... Conta com atacantes q nem nasceram por lá.
Mais um desses irritantes caôs por e-mail...

Ontem Irmão-Léo me enviou, todo assustado, esse e-mail aqui embaixo. Falava sobre o fim do pulso único e tal. Perguntei ao mané se tinha checado, se era alguém confiável q tinha enviado o texto e ele disse q sim. Chato q sou nao acreditei. Sugeri q ligasse para a Anatel ou olhasse a página deles na internet. Irmão-Léo viu? Viu nada.

O e-mail passado pelo irmão furingudo já começava assim:

Pessoal, repassem p/ o maior número de pessoas possível. Acabou o pulso único. Para conhecimento de todos: Acabou o pulso único aos Sábados, Domingos, Feriados e de meia noite às seis da manhã nos dias úteis e não houve a menor divulgação. Tudo foi feito na surdina, sem alarme e, por isso, a essa altura, tem muita gente gastando pulso excedente, por absoluta desinformação, com a conivência dos chamados "órgãos de defesa do consumidor"

Aí fui lá eu, acessei www.anatel.gov.br pra ver se o tal e-mail tinha fundo de verdade. Na parte destinada a dúvidas, fui ver tarifas tava lá:

2- Como é cobrada a chamada local no Brasil?
As chamadas locais podem ser tarifadas por Medição Simples ou por Medição por Tempo, dependendo do dia e do horário de sua realização, exceto aquelas realizadas a partir de Telefones Públicos (TP). O método de medição Simples consiste na aplicação de apenas um pulso por chamada completada independentemente de sua duração, este método é aplicado no seguintes dias e horários:
de segunda-feira a sexta-feira, de 00:00 h às 06:00 h;
aos sábados de 00:00 h às 06:00 h e das 14:00 h às 24:00 h; e
aos domingos e feriados, de 00:00 h às 24:00 h.


Não satisfeito, liguei pra própria Anatel onde me confirmaram a informação contida na página web.

Enviei o texto no site da Anatel pro irmão desinformado com link para a página. Espero q ele tenha lido e aprendido a não acreditar em todo tipo de mensagem que chega ao seu e-mail, independente de quem o tenha enviado.

E espero q ninguém me enviei esses imprenantes e-mails como meu irmão.

segunda-feira, setembro 06, 2004

Puxão de orelha

É, levei puxão de orelha aqui por conta de um post da semana passada...

O Moisés, q lê esse bagulho, escreveu o seguinte:
Moises em 04/09/04 23:19
Pô rapaz, mó vacilo aê...falando assim parece que nunca houve cinemas em Bangu.
Eu, que morava em Realengo, ia sempre assistir aos filmes dos Trapalhões no Vitória, que se localizava (antes da demolição) naquela esquina onde hoje é o Bradesco, de frente pra estação.
Bem, o Vitoria foi demolido, mas os cinemas de Realengo tiveram um fim mais triste: viraram igrejas do tipo caça-niquel!


É, sou um vacilão. Foi mal aê. Nao lembro do Vitória, má num lembro mermo. Sei q nos idos dos tempo do ronca o bairro chegou a ter três cinemas, incluindo o famigerado Matilde (q se especializou em filmes pornográficos pelos anos 80), mas antes nao fazia esse feio e era frequentado . Mandei mal. Mas a pena é q hoje em dia não temos nenhumzinho pra contar história. Mas vamos voltar a ter, tenho fé.
Céu azul, limpo, lindo. Mó galera por aí, curtindo a segunda-feira enforcada e onde está o Vicente? No escritório. Trabalhando q é o melhor q ele faz... Seu Carlos veio me perguntar hoje cedo se eu tinha certeza de q hoje tinha expediente, pois é. Tem sim. É ponto facultativo. Pois bem, se faculta se tem trabalho ou não. Aqui optaram pelo trabalho. Na realidade não há ponto facultativo em q nao haja trabalho aqui.

O doloroso é vir pra cá passando por um bando de gente flagrantemente indo pra praia...

sexta-feira, setembro 03, 2004

E lá vai o Mais Querido subindo a ladeira...

Três vitórias seguidas!!! Eu nem me lembrava mais disso!!! Três!! São nove pontos. Zona de rebaixamento o q! Sai pra lá. Agora vamos subir rumo a zona de classificação!!
Caras x Caros Amigos

Eu não sei o as pessoas pensam a meu respeito. Ontem a noite tava em casa e tal. Tranquilo, na boa, desencanado. Quando a progenitora vem e pergunta:

"Vicente, vc assina Caras?".

Eu gelei. Meu mundo caiu. Como assim??? Eu??? Assianando Caras??? Vamos combinar q a publicação merece respeito pelos colegas q estão lá correndo atrás, mas daí até eu ser leitor daquelas matérias que põe o lide no fim? Q falam de coisas q nao me interessam, como a vida de de celebridades, o casamento de fulano de tal, a viagem de beltrano. Ah, tenha dó, Dona Glória. Ela não tem noção do quão ofendido me senti.

A tal revista q ela não se preocupou a ler todo o título é simplesmente a Caros Amigos, com a entrevista do Hugo Chávez segurando um tremendo bastão de beisebol. Pô, confundir uma com outra é bizarro, né... Espero q ela não cometa mais esse engano para não me constranger.

quarta-feira, setembro 01, 2004

Não me conformo q uma empresa desse tamanho, com um faturamento mega como ela tem economize energia apagando as luzes às 19h e fazendo os manés q ainda estão trabalhando ficar no escuro, contando só com a luz q vem dos terminais de computador.
Isso é ridículo.
Uma dia, tenho fé, vou dar um jeito de voltar com os comentários dessa josta de blógue. Eu não entendo o porquê, mas eles não voltam. Já pus a programação no lugar q eu achava ser certo e nada, eles não voltam.

Algum dos meus amigos q sacam de programação dessas jostas (pq eu ODEIO programação) podia me ajudar a resolver isso, né...

E a barra lateral q fica sem anda em cima e com um bando de coisas em baixo é outra tarefa q vou procurar resolver.

E quem não gostou do template, ó, caguei quilos.
Diálogo entre PPS e sua chefe

Andando pelo corredor do andar atrás da chefe vinha eu falando "pra atender o q senhora pediu...".

A chefe se virou pra mim, fez cara de má e mandou: "Senhora? Tu vai me chamar de senhora? Ah, tu nem parece q mora em Bangu". Detalhe, segundo a própria, ela morou em Realengo, o bairro ao lado de Bangu.

Após explicar q tratar as pessoas assim foi algo ensinado a esse ogro suburbano q sou por Dona Glória, progenitora q fez todo o esforço possível para me "desograr" (fazer com q eu deixasse de ser ogro). Com a cara de pau q Deus me deu, perguntei "então vou te chamar de 'Tia' como faço em Bangu, pode ser?".

A cara de má q ela fez foi pior ainda... Chamei-a de vc e tudo resolvido. Eu, hein. Cada um q aparece...